sexta-feira, 1 de outubro de 2010

historia

PIRATAS

A pirataria pode definir-se de forma muito simples: os actos que em terra se denominam de pilhagem ou roubo, recebem, no mar, o nome de pirataria. No entanto, se são cometidos por alguém que considera ter o direito de represália deve-se falar de corso.

Esta actividade é uma forma de guerra, com autorização outorgada pelo poder através da patente de corso, que permitia perseguir navios inimigos e ficar com as riquezas que transportavam.

A pirataria e o corso foram actividades habituais em qualquer mar onde se verificasse um tráfico marítimo importante. No entanto, embora a actividade não tenha variado muito ao longo da história, verificaram-se muitas alterações nos métodos, nas armas, nas implicações socioeconómicas e, inclusivamente, na consideração moral do pirata.

A exposição PIRATAS os Ladrões do Mar, conta-nos as origens, a história e as implicações deste fenómeno intimamente associado à própria história da navegação, através de objectos, imagens e Piratas. Uma mostra que por certo irá agradar a todos.

Nenhum comentário: