quinta-feira, 28 de outubro de 2010

filosofia

Protágoras

Protágoras foi um grande filósofo e umgrande sofista e sofista significa sabío,e elefoi um filósofo da Grecia antiga,e ele foi que disse que "O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são."Protágoras foi acusado de ateísmo,porque ele fugiu de Atenas, estabelecendo-se na Sicília, onde morreu aos sessenta e dois anos.

matematica

o Resgate dos Mineiros

O dia 13 de outubro marcou o fim do drama dos 33 mineiros presos em uma mina de cobre no norte do Chile, na qual estavam soterrados a uma profundidade de 700 metros desde 5 de agosto.

O resgate com sucesso de todos os operários em segurança durou pouco mais de 22 horas. A saída do primeiro mineiro, Florencio Ávalos, aconteceu às 0h11. Daí para a frente, em uma operação sem precedentes na história da mineração mundial, uma cápsula especial foi utilizada para retirar as vítimas restantes do acidente.

português

Emprego do j e do g

O G é usado nas seguintes palavras:

Palavras terminadas em – ágio, -égio, -ígio, -ógio, -úgio

pedágio, colégio, prestigio, relógio, refúgio.

Palavras terminadas em – gem:

ferrugem, viagem, massagem, marge, selvagem.

O g também é usado nas palavras derivadas de outras que já contenham g: faringite (faringe), ferrugento (ferrugem).

O uso do J

A letra j é usada em palavras de origem africana, indígena:

biju, canjica, jabuticaba, jacaré, pajé.
Nos verbos terminados em –jar ou –jear: viajar, arranjar, sujar, gorjear.

E também em palavras derivadas de outras já grafadas com j: lisonja- lisonjeiro varejista- varejo lajeado - laje.

portugues

como surgiu o jornal impresso

O jornal impresso surgiu em Roma,no Brasil, o primeiro jornal impresso foi o Correio Braziliense, em junho de 1808, mas ele não era produzido em solo nacional.
Aqui no brasil foi o Rio de janeiro que começou a fazer o jornal impresso.O Correio Braziliense, editado hoje em Brasília, recebeu o nome como homenagem ao antigo periódico que era em Rio de Janeiro.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

MONOGRAFIA

SERPENTES



VENENOSAS


Cabeça chata, triangular,

Bem destacada.
NÃO VENENOSAS

Cabeça estreita, alongada,

Mal destacada.
VENENOSAS
Olhos pequenos, com pupila

em fenda vertical e fosseta

loreal entre os olhos e as

narinas (quadradinho preto).
NÃO VENENOSAS
Olhos grandes, com pupila

circular, fosseta

lacrimal ausente.
VENENOSAS
Escamas do corpo alongadas,

pontudas, imbricadas, com carena

mediana, dando ao tato uma

impressão de aspereza.
NÃO VENOSAS
Escamas achatadas, sem

carena, dando ao tato uma

impressão de liso, escorregadio.
VENENOSAS
Cabeça com escamas pequenas

semelhantes às do corpo.
NÃO VENENOSAS
Cabeça com placas em vez

de escamas.
VENENOSAS
Cauda curta, afinada bruscamente.
NÃO VENENOSAS
Cauda longa, afinada gradualmente.
VENENOSAS
Quando perseguida, toma

atitude de ataque, enrodilhando-se.
NÃO VENENOSAS
Quando perseguida, foge

português

Acentuação da paroxítonas

Para nós sabermos se a palavra é paraxítona ou não é muito facil primeiro você ira acha logo algumais conhencidencias nas terminações das palavras porque para nós sabermos se é paroxitonas também é importante olharmos para a terminação da palavra todas as palavras terminadas em i, is,us, um, uns,ã, ãs, ão, ãos e muito mais, elas são paroxítonas.Para saber também se er só ver se a palavra tem o som mais fechado como por exemplo:Vênus, vírus, bônus, húmus, fórum, médium, médiuns, álbuns.

sábado, 23 de outubro de 2010

ciências

Peixes

-São vertebrados
-Existem cerca de 20000 especies
-Possuem muco,que ajuda a deslizar na água
-possuem cromatóforos que tem célula com pigmentos que podem mudar a cor do peixe
-Alguns peixes possuem espinhos para a sua proteção
-o tubo digestório dos peixes é completo
-o cartilaginosos vai da boca até a cloaca
-os alimentos digeridos passam do intestino para o sangue e dai para todo o corpo onde é aproveitado
-São carnivoros,herbívoros e onívoros
-o sangue circula dentro de vasos
-respiração branquial
-exerção dos peixes é feita por um par de rins
-sistema nervoso é localizado dorsalmente
-são hetérotérmicos ou seja mudam de temperatura conforme a temperatura do ambiente
-os sexos são separados e a fecundação pode ser interna ou externa.
-maioria ovíparo e vivíparos
-o peixe só flutua porcausa do gás dentro da bexiga
-os peixes são importante NO CONTROLE BIOLÓGICO

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

historia

Perseguições Religiosas

Desde de o exato momento em que nasceu, a Igreja teve que enfrentar inimigos que, gozando do
poder temporal, buscaram sua aniquilação, primeiro através da violência e, mais atualmente,
combinando a violência com meios mais sutis.
Este artigo faz um breve percurso através dos pontos chave da perseguição contra os cristãos, de
Roma ao Sudão, passando pela Inglaterra do século XVI e a França revolucionária, para defender a
tese de que hoje em dia, no Ocidente, também podemos falar de uma perseguição religiosa contra os
católicos.

PORTUGUÊS

Resumo da aula

Quando a professora chegou na sala ela perguntou se os alunos fizeram a leitura só algumas pessoas que fizeram depois ela passou a atividade do livro depois explicou o assunto depois mandou a classe fazer uma outra atividade do livro quando todos fizeram todos deram a ela e receberam a sua nota.Ou já ia mim esquecendo logo no inicio da aula ela passou uma prova pornto fui.

segundo turno de eleições

segundo turno de eleições Dilma e Serra

Ei meu amigo eu irei te dar um conselho de irmão vote nulo.porque?
Porque tudo que esta escrito na biblia já se cumpriu só folta isso.isso o que?
O casamento com gey pense ai você e para um casamento e chegar lá e tever um homem de terno e outro lá de terno um trocando am aliança com o outro ou se não um com terno e outro com vestido de noiva.mais cada um tem seu direito.
tá então você gostaria que seu filho fosse guey.não.
você iria fazer o que nele.bater ater ele se arrepender e virar homem de novo.
então e isso também é um diabo que atua na vida da pessoa para acabar com ela .agora sim eu estou com você nessa,mais que disse que iria aceitar o casamento gey porque ai eu não voto nele ou nela.
É OS DOIS QUE DISSE QUE IRIA FAZER ESSO E MUITO MAIS.então o que eu devo fazer?
VOTE NULO.

artes

Painel decorativo

Paine decoratiê que infeita algo por exemplo irá ter aniversario hoje na minha casa e para não ficar sem graça eu irei botar alguma imagem lá ou alguma coisa para infeitar isso é um painel decorativo entenderam fui.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

historia

Biografia de Leonardo da vince

Leonardo nasceu numa aldeia em 1452.
Leonardo passou a infância na casa do avô.
Aos 16anos já desenhava e pintava.
Leonardo viveu com a mãe somente até os 4 anos, quando ela se casou com um certo Accattabriga del Vacca.
A mãe morreu antes dele fazer treze anos.
Viu o pai casar-se mais três vezes. E não tinha 14 anos quando morreu o avô, seu grande amigo.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Não olhe pela aparência,mais sim pelo coração

Não olhe pela aparência,mais sim pelo coração

Nós temos que olhar uma pessoa pelo coração não pela aparência porque eu assistir um filme que um menino era cego e ninguem dava a atenção a ele por causa disso ai ele um dia quis mostrar que ele não era apenas um garoto cego ele era um belo musico o melhor da classe e em todas as materias na escola ele era o melhor na classe E EM TODOS OS LUGARES UM DIA ELE RESOLVEU LUTAR E ASPESSOAS COMEÇARAM A ZUAR DA CARA DELE botando papel na costa dele dizendo que ele era cego mais no inicio ele era ruim mais depois ele ficou ótimo e ninguém conseguia ganhar de um cara todos perdiam ai um dia o trenador chamou ele e disse você ira lutar contrar aquele cara todos ficaram zombando falando que ele não iria conseguir mais um dia ele teve que lutar com o cara que ninguem conseguia ganhar e o cego acabou ganhando do cara que eles diziam sem invencivel ai as pessoas que ficavam zombando da cara dele começou a ver que aquele garoto cego não era um garoto cego ele era um menino normal como qual quer pessoa normal.
Da mesma forma sou eu as pessoas mim zombavam pela a parência e eu acabava alimentando essas palavras mais um dia eu encontrei um cara chamado Roberto que não olhou a minha aparência ele olhou o meu coração e hoje eu sou um garoto bem esforçado e que quero passar do meu ponto maximo porque eu descobriur que não tem ponto maximo para ninguém basta acreditar que você pode ultrapassar as suas barreiras e você irar conseguir hoje em dias o numero de pessoas que mim zombavam pela minha aparencia abaixou bastante e eu irei abaixar mais ainda nunca esta bom de mais para mim eu sempre quero mais eu não posso ficar mim acostumando com aquele meu nivel eu sempre que ro estar melhor do que eu estou.
por exemplo há a media do meu colegio é sete e eu sempre tomo sete então isso esta bom de mais para mim.Não eu aprendir que nucar é bom de mais eu sempre quero melhor ou seja quero 8 depois quando eu estiver tomando só 8 eu quero 9 e assim susesivamente.
Então se você tem o seu colega não olhe pela aparência dele mais olhe sim pelo coração porque eu tenho varios colegas que a aparência é de bonsinho mais é ruim e tudo mais.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

DIA DO DENTISTA

Dia do dentista

25 de Outubro
O Dia Nacional do Dentista coincide com a assinatura do decreto 9.311 que criou os primeiros cursos de graduação em odontologia no país, especificamente nos estados da Bahia e Rio de Janeiro. Através de uma portaria do Conselho Federal de Odontologia, a data passou a homenagear quem se dedica à profissão no Brasil.

O QUE FAZ?

Quem pensa que dentista só cuida dos dentes se enganou. Também trata dos problemas da gengiva, boca e ossos da face. Na verdade, ele cuida da saúde bucal como um todo, além da parte estética. Dentre as funções, pode fazer restaurações, obturações, projetar e instalar próteses e dentaduras.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Você sabe como surgiu o Dia do Professor?

Você sabe como surgiu o Dia do Professor?



O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.


O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".



Fontes:
Site www.diadoprofessor.com.br
Site www.unigente.com

Como surgiu o Dia da Criança

Como surgiu o Dia da Criança


O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.


Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de
"criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi
oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!

Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.
A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

felicidade

Felicidade

Felicidade é uma coisa que não vem quando você esta feliz, felicidade vem quando você esta se sentindo bem,eu costumo dizer que a felicidade esta no coração de cada um de nós,porque não adianta você esta feliz porque sua mãe morreu e dechou a herança para você isso não é felicidade,felicidade é um sentimento puro que fica no nossos corações para toda a nossa vida, se você achar a sua felicidade guarde ela porque ela sempre ira te servir mais cedo ou mais tarde, as vezes nós temos que aprender dizer não porque se você ficar alimentando dando o que a pessoa quiser ele irá te puchar quando você ver ele vai querer seu braço inteiro.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

ciências

Resumo da aula

A professora passou um filme para a classe e ela queria saber o nome de cada animal que nós versemos e a que filo eles pertenciam ai quando acabou o filme ela passou atividade para casa e depois o sinal bateu.foi legal o filme.

português

Resumo da aula

Quando eu cheguei na sala a professora a professora tinha pedido para a classe fazer a atividade do livro e depois fazer uma atividade do caderno que ela escreveu no quadro para os alunos escrever no caderno depois ela fez a correção do dever do livro e depois fez a correção do caderno e depois ela fez uma leitura com a classe sobre direitos e deveres e depois passou a atividade para fazer no livro e para postar no blog e depois o sinal bateu.

português

DIREITOS E DEVERES

Cidadão brasileiro, Sociedade, Direitos e deveres. Palavras simples, mas que abrigam sentidos tão complexos. Todos os indivíduos têm direitos e deveres. Devemos lutar para que os direitos sejam respeitados, e ao mesmo tempo, ter consciência dos deveres e cumpri-los.

Na constituição brasileira os artigos referentes a esse assunto podem ser encontrados no Capítulo I, Artigo 5º que trata Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. Cada um de nós tem o direito de viver, de ser livre, de ter sua casa, de ser respeitado como pessoa, de não ter medo, de não ser pisado por causa de seu sexo, de sua cor, de sua idade, de seu trabalho, da cidade de onde veio, da situação em que está, ou por causa de qualquer outra coisa. Qualquer ser humano é nosso companheiro porque tem os mesmos direitos que nós temos. Esses direitos são sagrados e não podem ser tirados de nós; se forem desrespeitados, continuamos a ser gente e podemos e devemos lutar para que eles sejam reconhecidos. Às vezes cidadãos se vêem privados de usufruírem de seus direitos por que vivem cercados de preconceito e racismo; é incrível mas ainda nos dias de hoje encontramos pessoas que se sentem no direito de impedir os outros de viverem uma vida normal só porque não pertencem a mesma classe social, raça ou religião que a sua. Nós cidadãos brasileiros temos direitos e devemos fazer valer o mesmo independente do que temos ou somos, ainda bem que a cada dia que passa muitas pessoas estão se conscientizando e acabando com o preconceito e aquelas que acabam sofrendo por isso estão correndo atrás de seus direitos.

Mas como cidadão brasileiro não temos apenas só direitos, mas deveres para com a nação, além de lutar pelos direitos iguais para todos, de defender a pátria, de preservar a natureza, de fazer cumprir as leis e muito mais. Ser cidadão é fazer valer seus direitos e deveres civis e políticos, é exercer a sua cidadania. Com o não cumprimento do dever o cidadão brasileiro pode ser processado juridicamente pelo país e até mesmo privado de sua liberdade.

Por fim, se realmente queremos ser cidadãos plenos e conscientes de nossos deveres de cidadania, temos que lutar para que seja cumprida todas as leis!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

monografia

Animais peçonhento

Baiacu

É um balão? não, é um peixão!
Quando pressente algum perigo, o baiacu engole muita água e se infla para parecer maior. Se o predador não desistir, vai ter uma péssima surpresa: ele é venenoso. Algumas espécies, além do veneno, possuem espinhos. Os baiacus geralmente nadam devagar e vivem em locais onde há muitos outros animais em busca de alimentos.

A Vespa do mar
Poder Máximo
A vespa do mar é uma água viva e tem o veneno mais poderoso. O animal que toca em seu corpo é atingido por milhares de agulhas microscópicas, cheias de veneno poderosíssimo. Existem vespas-do-mar no Brasil, mas as mais perigosas são as que vivem na Austrália.

Peixe Escorpião
Segredos do Mar
Uma das espécies marinhas mais perigosas é o peixe-escorpião. Ele possui espinhos que são como agulhas e injetam veneno quando um predador encosta em seu corpo. Outro que mete medo é o peixe pedra da Austrália, que se camufla entre recifes e libera veneno se for tocado.

Você sabia que
- O besouro-bombardeiro solta gases venenosos que afastam seus caçadores? O cheiro é horrível, mas o veneno não é muito forte.
- Existe uma ave venenosa? É o pitohui, que vive na Nova Guiné.
- A cobra mais venenosa do Brasil é a coral?
- O ornitorrinco é mamífero e possui veneno? Os machos têm um esporão na pata traseira que injeta veneno.

Importante: Não se aproxime de animais venenosos e, se encontrar um deles, avise seus pais e saia de perto. Se encostar sem querer em algum deles ou for picado, não toque no local ferido e procure um médico.

monografia

Animais peçonhentos

Sapos e Rãs
Belas e Feras

Todos os sapos produzem substâncias tóxicas. Já as rãs raramente são venenosas, mas algumas que vivem na América Central e do Sul estão entre os animais venenosos do mundo. As suas cores vibrantes são um aviso: o animal que toca nelas pode ficar paralisado e morrer em poucos segundos. A rã mais venenosa é chamada de sapinho-ponta-de-flecha, pois índios da Colômbia usam o veneno dela na ponta de flechas nas suas caçadas.

Polvo de anéis azuis
Alerta
O polvo de anéis azuis é do tamanho de uma bola de bilhar e parece inofensivo. Mas, se percebe alguma ameaça, seu corpo fica coberto de manchas azuis que são um aviso para o inimigo. Se ficar acuado, ele morde o atacante e libera um veneno muito forte pela saliva. Esse polvo vive em águas quentes e rasas da costa da Nova Guiné, da Indonésia, das Filipinas e do Japão.

monografia

Animais peçonhentos

Coloridos e Perigosos

Saiba mais sobre diferentes animais venenosos.
Quase todos os animais precisam caçar para comer. Ao mesmo tempo, têm de ficar atentos para não virar lanche de outros bichos. Por causa disso, muitos são equipados com chifres, dentes ou garras. Alguns também se protegem fugindo, pois correm eu nadam bem. Mas existem animais com um jeito especial de garantir sua sobrevivência: são venenosos. Em geral, eles não contam com outros recursos de defesa e não gostam de briga, fugindo diante do perigo. Esses bichos estão divididos em dois grupos: venenosos e peçonhentos. Os primeiros têm no corpo substâncias tóxicas, mas não injetam no inimigo. È o caso dos sapos. Já os peçonhentos, como cobras e aranhas, têm estruturas que inoculam veneno.

inglês

Resumo da aula

Quando o professor chegou na sala ele disse que proxima semana iria ter prova e depois ele disse que tinha um cd que iri passar para a classe ouvir ai ele mando eu descer e buscar o dvd para ele bota o cd ai veio um menino e estalou porque tava dificio para botar depois quando ele acabou de botar o cd e todos já ter ouvido ele explicou e disse que era para todos se separar em grupo quando todos acabaram ele disse que era para fazer 6 frases em englês quando a maioria acabou ele mandou ler para ele em englês e fazer em forma de mimica também e depois o sinal bateu e quem não fez vai fazer na proxima aula.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

ANIMAIS PEÇONHENTO

ARACNÍDEOS

Seus representantes mais conhecidos são as aranhas, os escorpiões e os ácaros. A presentam o corpo dividido em duas partes: cefalotórax e abdome. Alguns transmitem doenças para seres humanos e animais, outros são responsáveis por envenenamentos (aranhas e escorpiões) e por fenômenos alérgicos (ácaros do pó doméstico). Na ordem Araneae (aranhas), calculam-se identificadas cerca de 32 mil espécies de aranhas no mundo. Possuem distribuição bastante ampla, desde ambientes aquáticos, até aqueles extremamente secos, podendo ainda ocorrer desde o nível do mar até as montanhas mais altas. Todas são predadoras, alimentando-se principalmente de insetos, podendo ocasionalmente algumas caranguejeiras alimentar-se de pequenos vertebrados que são mortos pelo veneno injetado com picada. Possuem o cefalotórax unido ao abdomen por um pedículo. Na região anterior do cefalotórax, estão oito olhos simples e alguns apêndices articulados. As quelíceras são estruturas adaptadas para a captura do alimento, e apresentam a extremidade em forma de garra, dotada de um orifício em que se abre a glândula do veneno. Outro par de apêndices são pedipalpos, úteis para triturar alimentos e, nos machos, para a deposição dos espermatozóides. As patas articuladas são quatro pares, e não há antenas. São animais que colocam ovos, chegando até a 3 mil em algumas espécies. As aranhas possuem sexos separados (dióicos), porém freqüentemente os machos são menores que as fêmeas, podendo distinguí-los que apresentam no ápice dos palpos. Algumas espécies constroem teias e outras são errantes e solitárias. Outras constroem esconderijos de onde ficam na espreita e caçam. Algumas possuem alto grau de veneno, como as temíveis viúvas-negras. Na porção mais posterior do corpo, abrem-se as fiandeiras, estruturas por onde saem os fios de seda e responsáveis por tecê-los, na formação das teias. A seda é produzida pelas glândulas sericígenas, localizadas no abdome. Ao ser exteriorizada, a seda solidifica-se ao contato com o ar. As teias servem como abrigo, proteção, local de acasalamento e armadilha para a captura de insetos e de outros animais, principal alimentação das aranhas. A maior aranha do mundo é a caranguejeira, que pode chegar a 25 cm, entretanto não apresenta perigo ao homem, pois seu veneno é pouco efetivo.

A ordem Scorpionidae que abrange os animais conhecidos como escorpiões é composta de cerca de 1.260 de espécies, divididas em 17 famílias. No Brasil ocorrem cerca de 90 espécies. Escorpiões são animais vivíparos, ou seja não põem ovos. Ao contrário das aranhas, os escorpiões não possuem quelíceras venenosas. As quelíceras são empregadas para rasgar e triturar os alimentos. O veneno é inoculado pelo aguilhão da cauda. A fecundação dos escorpiões é interna. Em muitas espécies, o desenvolvimento dos ovos também é interno, dentro do sistema reprodutor feminino.

A ordem Acari representada pelos ácaros e carrapatos apresenta cefalotórax e abdomen fundidos, o que dá ao corpo o aspecto de um bloco único. Alguns ácaros são importantes ectoparasitas humanos, como o Demodex folliculorum, que habita o folículo piloso humano e determina o aparecimento dos "cravos". Outro ácaro, o Sarcoptes scabiei , é o agente causador da sarna. As fêmeas penetram na pele, por onde caminham fazendo túneis epidérmicos nos quais deixam seus ovos. A infestação da pele causa intenso prurido (coceira) e costuma ser acompanhada por infecções bacterianas associadas. Os ácaros do pó doméstico, como o Dermatophagoides pteronyssinus, estão associados à manifestações alérgicas algumas vezes graves, como asma brônquica e rinite alérgica.

EU SOU UM MENINO INTELIGENTE

Resultado: 9 pontos

Você tem um nível de inteligência um pouco acima do normal. Provavelmente já desconfiava disso, mas agora está comprovado. Você está entres os 20% de pessoas com inteligência acima da média. Parabéns, pois falta pouco para se tornar um gênio.

Teste a Sua Inteligência

Oferecimento: InterNey.Net

monografia

ANIMAL PEÇONHENTO


Os aracnídeos são representados pelas aranhas, pelos escorpiões e pelos carrapatos. Todos eles possuem um par de quelíceras e quatro pares de patas locomotoras. As quelíceras são apêndices em forma de pinças, situados na parte anterior da cabeça. É um exemplo uma aranha jovem e uma adulta. Seus corpos têm a mesma forma. Todos os aracnídeos não sofrem metamorfose. Outra característica importante dos aracnídeos é que eles têm a cabeça e o tórax numa peça só, chamada cefalotórax. É fácil distinguir um aracnídeo de um inseto, pelo exame externo do corpo. Os Aracnídeos podem ser distribuídas por 3 ordens, com base no aspecto externo do corpo: Ordem Corpo Exemplos Araneídeos cefalotórax e abdômen aranhas Escorpinídeos cefalotórax, abdome e pós-abdômen escorpiões Acarinos cefalotórax fundido com abdômen carrapato *Araneídeos englobam todas as espécies de aranhas, venenosas ou não. *Escorpionideos, que reúne os escorpiões. O escorpião é um aracnídeo que provoca um certo receio nas pessoas, pelo seu aspecto e comportamento agressivo. *Ácaros, que são os carrapatos e alguns parasitas micróbios. Crustáceos Crustáceos são os artrópodes que possuem uma crosta protegendo o corpo. Os principais representantes dessa classe são os camarões, as lagostas, os caranguejos e os siris, todos com 5 pares de patas. São, portanto, decápodes( deca= dez; podes= patas, pés). Na maioria dos decápodes, as 2 patas dianteiras são modificadas e bem desenvolvidas como adaptação à preensão de alimentos. O número de patas é um bom critério, que permite dividir a classe dos crustáceos em duas ordens: Decápodes e Isópodes. Os decápodes você já conhece: São crustáceos de dez patas. Os isópodes são crustáceos que possuem numerosas patas, todas semelhantes. O exemplo mais conhecido é um isópodes encontrado em toda a costa litorânea do Brasil, conhecido por Tatuí, tatuíra ou tatuzinho de praia. O esqueleto é um sistema encarregado da sustentação do corpo, tanto em vertebrados como em invertebrados; nos vertebrados, o esqueleto fica dentro do corpo, e nos invertebrados fica fora, revestindo o corpo. Dizemos, então, que os vertebrados tem endoesqueleto (esqueleto interno) e que os invertebrados tem exoesqueleto (esqueleto externo). Dentre os artrópodes, os crustáceos são os que possuem exoesqueleto mais volumoso e mais desenvolvido; Ele forma a crosta, que deu nome aos crustáceos, e que reveste e protege o corpo desses animais. Essa crosta é constituída por quitina e carbonato de cálcio. Externamente, podemos reconhecer duas partes no corpo dos crustáceos: o cefalotórax e abdômen. No cefalotórax localizam-se dois pares de antenas e um par de olhos compostos, que geralmente situam-se na extremidade de dois pedúnculos; são por isso, chamados olhos pedunculados. Esses olhos são movimentados pelos pedúnculos, permitindo assim, uma ampla exploração do ambiente. Os crustáceos são, na sua maioria animais aquáticos, e de respiração branquial. Caranguejo ou siri? Muita gente confunde caranguejo com siri. Eles podem, no entanto, ser diferenciado facilmente por várias características. Duas delas muito evidentes: - O corpo do siri é mais achatado do que o corpo do caranguejo, que é mais "arredondado"''. -As patas traseiras do siri são largas, como remos, ao passo que as patas do caranguejo são pontudas. Essas duas características devem-se ao fato de que os siris estão mais bem adaptados ao nado, do que os caranguejos. Os crustáceos são inofensivos ao homem. Além disso, são largamente utilizados na alimentação humana. Na verdade, praticamente todos os artrópodes utilizados como alimento são crustáceos: camarão, lagosta, siri, caranguejo, tatuíra etc. Quilópodes e Diplópodes Tem como principal característica a divisão de corpo em vários segmentos, onde se prendem as patas. Os quilópodes e os diplópodes possuem um par de antenas e olhos simples, não possuindo olhos compostos. Quilópodes: Principal exemplo: centopéia (lacraia, escolopendra). Principais características: - 1 par de patas em cada segmento - corpo dividido em 2 regiões, cabeça e tronco. Diplópodes: Principal exemplo: piolho-de-cobra (embuá). Principais características: - 2 pares de patas em cada segmento; - corpo dividido em três regiões: cabeça, tórax e abdômen. Os Quilópodes e os Diplópodes não têm interesse especial para saúde humana. A única agressão ao homem é praticada pelas centopéias, que possuem um par de pinças de veneno na cabeça, que podem provocar picadas dolorosas.

monografia

ANIMAIS PEÇONHETOS

CURIOSIDADES SOBRE OS REPRESENTANTES DE ARACNÍDEOS

Aranhas peçonhentas: As queliceras das aranhas peçonhentas ligam-se a glândula de veneno, e é através delas que o veneno é inserido na presa.


Sobre a teia das aranhas: Próximas ao ânus das aranhas abrem-se glândulas denominadas fiandeiras. Essas glândulas são responsáveis pela reprodução do fio do qual as aranhas confeccionam teias.

monografia

ANIMAIS PEÇONHENTOS


ARACNÍDEOS

Os aracnídeos são compostos de cefalotórax e abdômem. Eles não têm mandíbulas, nem antenas. No lugar das mandíbulas têm um par estrutural chamado de quelíceras, que estão relacionados a manipulação de alimentos. Ao redor da boca possuem estruturas denominadas pedipalpos que têm função diferente em cada grupo.
Os olhos dos aracnídeos são em números variados. Podemos encontrar aranhas com até oito olhos.

monografia

ANIMAIS PEÇONHENTO

ESCORPIÕES


Sobre os escorpiões: O veneno dos escorpiões é inoculado na vitíma por meio do aguilhão. Ele afeta o sistema nervoso, sendo raros casos de morte. No Brasil os acidentes mais comuns envolvem duas espécies: ESCORPIÃO AMARELO E ESCOPIÃO MARRON.

monografia

ANIMAIS PEÇONHENTO

ARACNÍDEOS

Você sabe quem são os aracnídeos?

Os aracnídeos são as aranhas, ácaros, carrapatos e escorpiões. Eles apresentam quatro pares de patas.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

monografia

ARTRÓPODES – PRIMEIROS SOCORROS



Geralmente os acidentes com aranhas, escorpiões ou lacraias são de baixa gravidade. Manobras como sucção do veneno ou espremer o local da picada não possui efeito algum. Geralmente picadas desses artrópodes provoca apenas dor local e intensa ou moderada. Em caso de acidentes com menores de 7 anos de idades ou pessoas debilitadas, o procedimento mais indicado é o socorro no Hospital Vital Brasil, do Instituto Butantan.



SERPENTES



VENENOSAS

NÃO VENENOSAS

Cabeça chata, triangular,

Bem destacada.

Cabeça estreita, alongada,

Mal destacada.

Olhos pequenos, com pupila

em fenda vertical e fosseta

loreal entre os olhos e as

narinas (quadradinho preto).

Olhos grandes, com pupila

circular, fosseta

lacrimal ausente.

Escamas do corpo alongadas,

pontudas, imbricadas, com carena

mediana, dando ao tato uma

impressão de aspereza.

Escamas achatadas, sem

carena, dando ao tato uma

impressão de liso, escorregadio.

Cabeça com escamas pequenas

semelhantes às do corpo.

Cabeça com placas em vez

de escamas.

Cauda curta, afinada bruscamente.

Cauda longa, afinada gradualmente.

Quando perseguida, toma

atitude de ataque, enrodilhando-se.

Quando perseguida, foge

monografia

ANIMAIS PEÇONHENTO

ARTRÓPODES - LACRAIAS



As lacraias podem ser encontradas em qualquer lugar. Possui ferrões na parte debaixo da cabeça, e não nos últimos segmentos (muitos acham que o ferrão está na parte de trás do corpo porque a lacraia levanta o mesmo quando ameaçada). Os acidentes são raros e geralmente de baixa gravidade, não sendo necessário a produção de soro.

português

Resumo da aula

Quando a professora chegou na sala ela escreveu no quadro o que a classe ia fazer e essa professora era nova e já tinha gravado o nome de todos ai ela fez a chamada e mandou a classe ficar em circulo ai ela mandou cada um pegar um papel e desenhar o que ela mandasse ela mondou desenhar uma sombraselha da propria pessoa que estava desenhando ai ela mandou passar o desenho para a pessoa que estava ao seu lado ai todos fazia o seu desenho ai o que ela mandava desenhar a pessoa desenhava ai todos ia passando o seu desenho para o lado eu dava o meu a direita e pegava o desenho do meu colega a esquerda ai quando acabou de desenhar ela mandou nós botarmos o nosso nome em pé e escrever a nossa caracteristica por exemplo:

gosta de estudar
envergonhado
risonho as vezes
serio a maioria das vezes
otimista
não gosto de ser triste

monografia

ANIMAIS PEÇONHENTOS

ARTRÓPODES - ESCORPIÕES



Escorpião amarelo (Tityus serrulatus): podem ser encontrados desde a margem direita do rio São Francisco até a fronteira Paraná – Santa Catarina. É muito comum em Minas Gerais (especialmente em Belo Horizonte). No Estado de São Paulo, poderá ser encontrada na região do Vale do Paraíba, Rio Preto e vizinhanças e em focos isolados na Capital. É um escorpião que poderá ser encontrada facilmente em ambientes urbanos.



Escorpião marrom (Tityus bahiensis): é um escorpião muito comum, sendo encontrado nos mesmos locais do escorpião amarelo, além de ser encontrado também em algumas regiões de Mato Grosso e de Santa Catarina. É o mais comum em São Paulo. Pode ser encontrado nas regiões do Morumbi, Pacaembu e ao longo do Rio Pinheiros. É encontrado em campos e matas ralas, procurando refúgios em cupinzeiros, debaixo de pedras, fendas de barrancos, etc.



Hábitos: são animais que caçam a noite. Durante o dia, procuram esconderijos, como por exemplo tronco de árvores, frestas nas paredes, sapatos, toalhas, etc. Não são considerados animais violentos.



Sintomatologia (efeitos no homem)



O veneno dos escorpiões é neurotóxico, obedecendo aos seguintes critérios de gravidade: casos benignos (apenas dor moderada); casos médios (dor intensa no local e sudorese); casos graves (dor muito intensa, hipotermia, sudorese, aumento da pressão sangüínea, náuseas e vômitos).

monografia

ANIMAIS PEÇONHENTOS

ARTRÓPODES – ARANHAS



v Aranha armadeira (Phoneutria sp.): as aranhas armadeiras possuem esse nome porque quando ameaçadas assumem uma postura ameaçadora, apoiando-se com as patas traseiras e mantendo as duas dianteiras levantadas, numa posição de bote. Pode ser encontrada em lugares escuros, cachos de bananas, sapatos, vegetação, etc. Pode ser reconhecida pela sua cor cinza ou castanho escuro, corpo e pernas com pêlos curtos, perto dos ferrões os pêlos são vermelhos e atingem até 17cm de comprimento quando adultas (incluindo as pernas).



v Aranha marrom (Loxosceles sp.): atingem cerca de 3 a 4 cm, com cor amarelada. É uma aranha que vive em teias irregulares (parecidas com um lençol de algodão) construídas em tijolos, telhas, barrancos, cantos de parede, etc. Os acidentes são raros, porém geralmente são graves, com formação de ferida no local da picada e sensação de queimadura.



v Aranha de grama (Lycosa sp.): possuem cor acizentada ou marrom, com pêlos vermelhos perto dos ferrões e uma mancha escura em forma de flecha sobre o corpo. Vive em gramados e residências. São freqüentes os acidentes mas não são graves.



v Aranha caranguejeira (Trechona sp.): São aranhas grandes (podendo chegar a 9cm só de corpo). São vários os gêneros, porém o mais perigoso no Brasil é o do Trechona, que ocorre desde o norte até o sul do país. As aranhas desse gênero possuem um veneno neurotóxico, porém sem risco de morte para o acidentado, não necessitando a aplicação de soro.



v Aranha viúva-negra (Latrodectus sp.): são aranhas pretas com manchas vermelhas no abdômem. As fêmeas têm de 2,5 a 3 cm e os machos podem ser de 3 a 4 vezes maior. Vivem em teias construídas em vegetações rasteiras, arbustos, barrancos, etc. Para as espécies brasileiras de viúva negra, não são produzidos soros pois os acidentes são raros e geralmente são de média ou pouca gravidade.

monografia

Animais Peçonhentos



Animais peçonhentos x animais venenosos



Os animais venenosos são animais que possuem veneno mas não possuem mecanismo de inoculação. Os animais peçonhentos são animais que além de venenosos, possuem um mecanismo especializado de inoculação, a peçanha, que é utilizada como arma de caça ou de defesa.



Exemplos de animais peçonhentos: serpentes (jararaca, cascavel, surucucu), escorpião, aranha.



Exemplos de animais venenosos: sapos, baiacu.



Os animais podem ser divididas em artrópodes e serpentes (ofídios).

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ciências

Resumo da aula

Quando a professora chegou na sala ela deu bom dia a classe e mandou se separar em dupla para fazer a prova depois quando todos já estava com suas duplas ela entregou a prova demorou horas para todos terminar a prova a professora entregou a prova no inicio da aula e quando o sinal bateu ainda teve jente que ficou fazendo prova que foi eu e mais uma pessoa.

português

Resumo da aula

Quando eu cheguei na sala a professora estava fazendo a correção do livro depoi quando ela acabou de fazer a correção do livro ela mandou se separar em grupo e fazer a atividade depois quando todos acabaram de fazer a atividade ela fez a correção mais não deu para terminar de fazer a correção porque o sinal bateu.

monografia

Qual o nome da especialidade de quem estuda animais peçonhentos?


Entomologista é cara que estuda insetos, peçonhentos ou nao.

Herpetólogista já é o cara que estduda os répteis, peçonhentos ou nao.

Ofídiologista é o cara que estuda os OFIDIOS, ou seja, as COBRAS OU SERPENTES... Peçonhentos ou nao.

Agora a respeito dos profissionais acima, todos podem ser ou nao TOXICOLOGISTAS ou INFECTOLOGISTAS na sua area, ou ainda, como é mais normal biologos nessa extensão, ou médicos e tambem médicos veterinários

ciências

RÉPTEIS

Classe de vertebrados, de corpo geralmente alongado, excepto nos cágados e tartarugas, e coberto de escamas ou placas queratinizadas. São todos amniotas (animais cujos embriões são rodeados por uma membrana aminiótica).

Os primeiros répteis, como são conhecidos hoje em dia, evoluíram dos anfíbios há 250 ou 300 milhões de anos atrás e proliferaram com rapidez até se transformarem numa criatura terrestre. Os répteis que conhecemos hoje em dia representam um pequeno exemplo daquelas primeiras criaturas, a maioria evoluiu rapidamente em outras direcções. Registos de fósseis mostram que os dinossauros e seus parentes, por exemplo, foram descendentes dos primeiros répteis, e não ao contrário.
A descoberta do famoso fóssil do Archaeopteryx, em 1861, demonstrou que os pássaros também evoluíram destes primeiros reptilianos.

Principais Características

O esqueleto é completamente ossificado;

Alguns répteis, como o Sphenodon, têm costelas ventrais;

Os pulmões são bem desenvolvidos e, por vezes, providos de sacos aéreos;

O coração tem três cavidades, com uma divisão parcial no ventrículo, excepto nos crocodilos, em que há quatro cavidades separadas;

Os ovos geralmente são grandes e têm casca calcária ou coriácea.

historia

PIRATAS

A pirataria pode definir-se de forma muito simples: os actos que em terra se denominam de pilhagem ou roubo, recebem, no mar, o nome de pirataria. No entanto, se são cometidos por alguém que considera ter o direito de represália deve-se falar de corso.

Esta actividade é uma forma de guerra, com autorização outorgada pelo poder através da patente de corso, que permitia perseguir navios inimigos e ficar com as riquezas que transportavam.

A pirataria e o corso foram actividades habituais em qualquer mar onde se verificasse um tráfico marítimo importante. No entanto, embora a actividade não tenha variado muito ao longo da história, verificaram-se muitas alterações nos métodos, nas armas, nas implicações socioeconómicas e, inclusivamente, na consideração moral do pirata.

A exposição PIRATAS os Ladrões do Mar, conta-nos as origens, a história e as implicações deste fenómeno intimamente associado à própria história da navegação, através de objectos, imagens e Piratas. Uma mostra que por certo irá agradar a todos.

historia

ELIZABETH I (1558-1603)

Elizabeth I - o monarca Tudor passado - nasceu no palácio de Greenwich em 7 de Setembro 1533, a filha mais nova de Henrique VIII e sua segunda esposa, Ana Bolena.

Quando Elizabeth subiu ao trono , ela tinha 25 anos. Ela subiu ao trono pela morte de seu meio-irmã em novembro de 1558.
Elizabeth gostava de caçar e gostava masques tribunal ( entretenimento da poesia , canções e dança). Ela foi muito bem -educado e era fluente em seis idiomas. Elizabeth fez Inglaterra protestante novamente e sua vontade era a lei . Ela não se casou e ficou conhecido como o Rainha Virgem.Durante seu reinado, a Inglaterra tornou-se inimigo da Espanha católica , e Isabel lutaram contra a Marinha de Filipe II (o Armada espanhola). O período Tudor acabou com a morte da rainha Elizabeth I em 24 março de 1603 após 45 anos no trono. Ela não tem marido e filhos para sucedê-la .

historia

MERCANTILISMO

Podemos definir o mercantilismo como sendo a política econômica adotada na Europa durante o Antigo Regime. Como já dissemos, o governo absolutista interferia muito na economia dos países. O objetivo principal destes governos era alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas. Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um reino, maior seria seu prestígio, poder e respeito internacional.

historia

LUIZ XIV,O REI-SOL

Rei francês nascido em St. Germain-en-Laye, Yvelines, conhecido como o Rei Sol, o maior dos reis absolutistas da França (1643-1715). Filho de Luís XIII e de Ana d'Áustria, infanta da Espanha, ainda não completara cinco anos quando subiu ao trono, após a morte do pai (1643). Antes de assumir o governo a França foi governada pelo primeiro-ministro do reino, o cardeal Jules Mazarin, que enfrentou muitos problemas mas se impôs contra as revoltas do Parlamento de Paris e dos nobres, uma longa guerra civil, conhecida como La Fronde, sufocada finalmente (1653) e garantindo a posse futura do rei.

Recebeu formação humanista orientada por Mazarin e prepará-lo para exercer o poder com sabedoria e autoridade, com a morte do cardeal, assumiu o poder (1661) um ano após o casamento com a infanta espanhola Maria Teresa d'Áustria, filha de Felipe IV da Espanha. No seu governo reorganizou o exército dando ao país o maior poderio militar da Europa. Suas ações militares no exterior iniciaram-se com a invasão dos Países Baixos espanhóis, que considerava pertencerem à esposa por direito de herança (1667). O êxito alcançado nessa guerra permitiu-lhe ditar as condições de paz à coalizão de Espanha e Áustria. Travou guerras.

historia

Teóricos do Absolutismo

A criação do Estado Absolutista está usualmente vinculada às transformações que marcaram a Europa durante o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna.
No entanto, não são apenas as questões políticas e econômicas que unicamente sustentaram os poderes exercidos pelo rei. Diversos pensadores se esforçaram em refletir sobre esse novo tipo de governo. Entre outras questões, se preocuparam em arquitetar quais medidas, comportamentos e valores seriam mais bem empregados na manutenção do poder real. De fato, pensar a estabilidade de um governo concentrado nas mãos de um indivíduo exigiu resposta a uma gama de problemas.
De forma geral, os teóricos do absolutismo surgiram em um momento posterior à formação de diversas monarquias nacionais.
Entre os principais pensadores do absolutismo, podemos dar destaque à obra do italiano Nicolau Maquiavel, autor de “O príncipe”; do pensador britânico Thomas Hobbes, autor de “Leviatã”; o jurista francês Jean Bodin, criador de “Os seis livros da República”; e Jacques-Bénigne Bossuet, teólogo francês autor de “Política Segundo a Sagrada Escritura”.

historia

Absolutismo

Podemos definir o absolutismo como um sistema político e administrativo que prevaleceu nos países da Europa, na época do Antigo Regime (séculos XVI ao XVIII ).

No final da Idade Média (séculos XIV e XV), ocorreu uma forte centralização política nas mãos dos reis. A burguesia comercial ajudou muito neste processo, pois interessa a ela um governo forte e capaz de organizar a sociedade. Portanto, a burguesia forneceu apoio político e financeiro aos reis, que em troca, criaram um sistema administrativo eficiente, unificando moedas e impostos e melhorando a segurança dentro de seus reinos.

Nesta época, o rei concentrava praticamente todos os poderes. Criava leis sem autorização ou aprovação política da sociedade. Criava impostos, taxas e obrigações de acordo com seus interesses econômicos. Agia em assuntos religiosos, chegando, até mesmo, a controlar o clero em algumas regiões.

Todos os luxos e gastos da corte eram mantidos pelos impostos e taxas pagos, principalmente, pela população mais pobre. Esta tinha pouco poder político para exigir ou negociar. Os reis usavam a força e a violência de seus exércitos para reprimir, prender ou até mesmo matar qualquer pessoa que fosse contrária aos interesses ou leis definidas pelos monarcas.