sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Escorpião-monogragia

Escorpião

ESPÉCIES: Foram descritas cerca de 1.400 espécies distribuídas em seis ou sete famílias, sendo a família Buthidae a mais importante, tanto em número de espécies como pelo fato de apresentar espécies causadoras de acidentes humanos.

Alimentação: São animais carnívoros e de hábitos noturnos, alimentando-se principalmente de insetos e de aranhas, podendo também ocorrer o canibalismo, principalmente em cativeiro. Podem jejuar por tempo prolongado, armazenando alimento nos divertículos do hepatopâncreas. Observações em cativeiro registram um jejum de até 23 meses. Localizam a sua presa com o auxílio de pêlos sensoriais, as tricobotrias, que estão situadas principalmente nos palpos e que são sensíveis ao menor movimento do ar. A visão é pouco desenvolvida.

Reprodução: Antes do acasalamento, o macho e a fêmea se agarram pelas pinças, fazendo estranha dança. Quando tudo termina a fêmea freqüentemente come o macho.

Período de gestação: é de alguns meses a até um ano.

Nº de filhotes: A fêmea põe 50 ovos.

Comprimento: até 20 cm

Tempo de Vida: 3 ou 5 anos, variando conforme a espécie.

Características: Duas garras ou pinças bem desenvolvidas

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Grandezas inversamente proporcional-matematica

Grandesas inversamente proporcionais

Definição:Duas grandezas são invensamente proporcionais quando,dobrando uma delas,a outrase reduz para metade;tripicando uma delas a outra se reduz para a terça parte...e assim por diante.
Quando duas grandesas são inversalmente proporcional,os númerosque expressam essas grandezas variam um na razão inversa do outro.
Temos que tomar cuidado para não nos confudirmos de diretamente proporcional e gradeza inversamente proporcionais.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

porcentagem-matemática

Porcentagem

A porcentagem é de grande utilidade no mercado financeiro, pois é utilizada para capitalizar empréstimos e aplicações, expressar índices inflacionários e deflacionários, descontos, aumentos, taxas de juros entre outros. No campo da Estatística possui participação ativa na apresentação de dados comparativos e organizacionais.

Os números percentuais possuem representações na forma de fração centesimal (denominador igual a 100), quando escritos de maneira formal devem aparecer na presença do símbolo de porcentagem (%). Também podem ser escritos na forma de número decimal.

Consciência negra-português

consciência negra

Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência anti-escravagista. Pesquisas e estudos indicam que nasceu em 1655, sendo descendente de guerreiros angolanos. Em um dos povoados do quilombo, foi capturado quando garoto por soldados e entregue ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo. Criado e educado por este padre, o futuro líder do Quilombo dos Palmares já tinha apreciável noção de Português e Latim aos 12 anos de idade, sendo batizado com o nome de Francisco. Padre Antônio Melo escreveu várias cartas a um amigo, exaltando a inteligência de Zumbi (Francisco). Em 1670, com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. "Zumbi" significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.

O nome Palmares foi dado pelos portugueses, devido ao grande número de palmeiras encontradas na região da Serra da Barriga, ao sul da capitania de Pernambuco, hoje estado de Alagoas. Os que lá viviam chamavam o quilombo de Angola Janga (Angola Pequena). Palmares constituiu-se como abrigo não só de negros, mas também de brancos pobres, índios e mestiços extorquidos pelo colonizador. Os quilombos, que na língua banto significam "povoação", funcionavam como núcleos habitacionais e comerciais, além de local de resistência à escravidão, já que abrigavam escravos fugidos de fazendas. No Brasil, o mais famoso deles foi Palmares.

O Quilombo dos Palmares existiu por um período de quase cem anos, entre 1600 e 1695. No Quilombo de Palmares (o maior em extensão), viviam cerca de vinte mil habitantes. Nos engenhos e senzalas, Palmares era parecido com a Terra Prometida, e Zumbi, era tido como eterno e imortal, e era reconhecido como um protetor leal e corajoso. Zumbi era um extraordinário e talentoso dirigente militar. Explorava com inteligência as peculiaridades da região. No Quilombo de Palmares plantavam-se frutas, milho, mandioca, feijão, cana, legumes, batatas. Em meados do século XVII, calculavam-se cerca de onze povoados. A capital, era Macaco, na Serra da Barriga.

A Domingos Jorge Velho, um bandeirante paulista, vulto de triste lembrança da história do Brasil, foi atribuído a tarefa de destruir Palmares. Para o domínio colonial, aniquilar Palmares era mais que um imperativo atribuído, era uma questão de honra. Em 1694, com uma legião de 9.000 homens, armados com canhões, Domingos Jorge Velho começou a empreitada que levaria à derrota de Macaco, principal povoado de Palmares. Segundo Paiva de Oliveira, Zumbi foi localizado no dia 20 de novembro de 1695, vítima da traição de Antônio Soares. “O corpo perfurado por balas e punhaladas foi levado a Porto Calvo. A sua cabeça foi decepada e remetida para Recife onde, foi coberta por sal fino e espetada em um poste até ser consumida pelo tempo”.

O Quilombo dos Palmares foi defendido no século XVII durante anos por Zumbi contra as expedições militares que pretendiam trazer os negros fugidos novamente para a escravidão. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Nas escolas as aulas sobre os temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, propiciarão o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ciências-quais os aspectos de uma flor?

Quais são os aspectos de uma flor?

Os aspectos d uma flor são pétala,antera,filete,grão de pólem,sépala,óvulo,estigma,estilete,recaptágulo,ová,peduculo,esquemada flor,androceu,antera,filete,sacos polinicos,microsfera.

gimnospermas-ciências

Gimnospermas

São plantas mais complexas,são enormes,exemplo delas sequóia,cipreste e pinheirodo-paraná.Possui grande quantidade de pólem e isso é muito importante para o desenvolvimento das flores porque a reprodução deles ocorrem atraveis dos pólem que a reprodução dele também ocorre pelo vento que é assim,O vento leva a celula reprodutora masculina até até a feminina e ocorre reproduçãoe é bom saber que as células masculinas fecundam as células femininas dentro do óvulo.

angiospermas-ciências

Angiospermas

Plantas mais evoluidas,apresentam flor,fruto e semente e dominam o ambiênte terrestre.
o fruto é originado apartir do desenvolvimeto do ovário da flor e é responsável pela proteção da semente,bem como sua dispersão.
A semente vai garantir a a perpetuação da espécie.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

geografia

Formação dos Rios

Nascente:local de nascimento
Leito:por onde corre o rio
Afluentes:Rios que desaguam em outro rio.
Foz:onde desagua o rio
Rios de planícies:bons Bons para explorar o potencial Hidroelétrico.
Rios temporáríos:são que depende das aguas das chuvas para se manter cheios.

ciências-pteridófita

Pteridófita

Reprodução:A reprodução ocorre com o pingo da chuva que bate no masculino e em seguida bate no feminino dando então a forma de sua reprodução.

Soro:Pequena estrutura vista na face dorsal dos folíolos das samambaias.

Protálamo:Desse desenvolvimento não surgem novas samambaias,mas sim pequenas plantas verdes de 1 cm com o formato que lembra o de um coração,denominados protalama.

Grãos de pólem:O estróbilo masculino produz grande quantidades de estruturas denominadas Grãos de pólem.

Tubo polinico:Ao cair no estigma da flor,os grãoes de pólem germinam,isto é,começam a crescer formando um tubo polinico.

ciências

Briófitas

Reprodução:A reprodição deles ocorrem quando um pingo de chuva cai bate na masculina e depois na feminina e é essa a reprodução.

Célula espermáticas:É gameta masculino

Oosfera:gameta feminino

artes

Rubem Valentim

Definindo


Rubem Valentim nasceu em Salvador (BA) no ano de 1922 e faleceu em São Paulo em 1991.

Autodidata, começou a pintar em meados da década de 1940 quando, ao lado de outros então jovens artistas, contribuiu para o movimento de renovação do panorama cultural baiano.

Formado em Odontologia, exerceu por alguns anos a profissão, da qual foi-se afastando gradativamente por volta de 1948 para se consagrar cada vez mais à pintura. Nesse mesmo ano ingressou no Curso de Jornalismo da Universidade da Bahia, que concluiu em 1953.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

historia-os bandeirantes

Os bandeirantes

A partir de 1700, é iniciado no Brasil um processo de alargamento de suas fronteiras com o objetivo de dominar e exterminar os indígenas e as missões dos jesuítas espanhóis, mapeamento do território brasileiro, mineração de ouro e esmeraldas além de outros metais e pedras preciosas, e obtenção de mão-de-obra escrava. As Entradas e Bandeiras surgiram predominantemente em um período em que o Brasil já contava com inúmeros centros populacionais espalhados pelo seu territórios.

Os movimentos originaram-se no nordeste para a região do amazonas e posteriormente para o centro do país. Por outro lado, as Bandeiras partiram de São Vicente, em São Paulo, em direção ao Rio Grande do Sul, além de incursões pela região Centro-Oeste. O movimento das Entradas antecederam às Bandeiras, e ambos possuíram características diversas entre si.

Regra de três-definição-matemática

REGRA DE TRÊS

* Definição



Podemos definir REGRA DE TRÊS ao cálculo ou processo matemático utilizado para resolver problemas que envolvam duas ou mais grandezas diretas ou grandezas inversamente proporcionais.



O problema que envolve somente duas grandezas diretamente é mais comumente chamado de regra de três simples.

O Prémio Nobel da Paz-inglês

O prêmio nobel da paz

O magnata da indústria norueguesa Alfred Nobel (1833-1896), inventor da dinamite, é o homem por detrás do Prémio Nobel da Paz. Na altura da sua morte, o império de Nobel era composto por uma rede de quase cem fábricas e ele era um dos homens mais ricos do mundo. Solteiro e sem filhos, Nobel elaborou um testamento que estipulava que as suas fábricas deveriam ser vendidas e as receitas investidas num fundo. O interesse do fundo era que todos os anos fosse distribuído «por aqueles que, durante o ano anterior, tenham dotado a humanidade de maiores benefícios». Os Prémios Nobel da literatura, física, química e medicina deveriam ser atribuídos por instituições suecas, mas a honra de entregar o quinto prémio, o Prémio Nobel da Paz, seria concedido num comité independente a nomear pelo parlamento norueguês, o Storting.

Existem diversas razões para que Nobel tenha escolhido a Noruega. Suécia e Noruega ainda se encontravam unidas quando Nobel escreveu o seu testamento e o Storting demonstrara através de políticas de cariz prático o apoio conferido às modernas ideias sobre a paz, tais como o desarmamento e a moderação para impedir que os conflitos se transformassem em hostilidades em grande escala.

O Storting aceitou os termos do testamento e depressa pôs o processo em marcha. Os primeiros cinco membros do Comité Nobel norueguês foram nomeados em 1897 e, em 1901, seleccionaram o fundador da Cruz Vermelha, o suíço Henry Dunant, e o activista pela paz Frédéric Passy, da França, como primeiros Laureados com o Prémio Nobel da Paz.

geografia

Os poblemas ambiêntais no brasil nesse ano(2010)


Os problemas ambientais de âmbito nacional (no território brasileiro), relacionados à degradação da diversidade biológica ocorrem desde a época da colonização, estendendo-se aos subsequentes ciclos econômicos (pau-brasil, cana, café, ouro).

Atualmente, os principais problemas estão relacionados com as práticas agropecuárias predatórias, o extrativismo vegetal (atividade madeireira) e a má gestão dos resíduos urbanos.

Sendo os principais agravantes de ordem rural e urbana, os seguintes:

- perda da biodiversidade em razão do desmatamento e das queimadas;
- degradação e esgotamento dos solos decorrente das técnicas de produção;
- escassez da água pelo mau uso e gerenciamento das bacias hidrográficas;
- contaminação dos corpos hídricos por esgoto sanitário;
- poluição do ar nos grandes centros urbanos.

modos do verbo-português

modos do verbo

os modos do verbo são composto por três modos indicativo,imperativo e subjuntivo.

Imperativo:ordem,conselho,pedido

por exemplo:

Menino vá tomar banho
Menina saia dessa vida!
Mim dê um quemado,por favor!

Subjuntivo:duvida

por exemplo:

Será que hoje é meu aniverssario
Será que a banda irá tocar hoje
Será que ainda é 1:22 da noite

indicativo:certeza

Hoje é o meu aniverssario
A banda irá tocar hoje
SÃO 2:00 DA NOITE

o homem-filosofia

O homem(Antropologia filosófica)

Um ser que pensa
Um ser racional
Um ser que ama
Um ser que têm desejos
Um ser capaz de criar e trasformar todas as coisas existente na natureza.

vocação-português

vocação

Vocação é quando você quer chamar a atenção de alguem.
O vocativo pode vim no inicio no meio e também no final.

Por exemplo:

Bernado, sua perna está com sangue de algem
o vocativo ai é bernardo.

Jairon, você está palido
o vocativo ai é jairon

A vida de pedro,um dos apóstolos,foi filmado

Nessa ultima frase não tem vocação a parte da "a vida de pedro" ela é um sujeito mais não tem vocação,irei citar mais exemplos de vocação.

Gerson,pesquise sobre "o batiimento do coração"
Junior,olhe para cima e veja eu

Razão e proporção-matematica

Razão e proporção

Razão é uma coisa até facil por exemplo eu fui jogar voleie acertei 7 saques e saquei 10 agora nós fazemos 7 sobre 10 que é = a 7:10 e ai nós achamos a razão entendeu e também por exemplo a sobre b a que é o numero de cima o primeiro nós chamamos de antecendente e o segundo nós chamamos de concequente quando nós achamos a razão de um número nós falamos por exemplo b sobre c que é a razão de b sobre c é a razão de b para c,de b está para c e b para c.
E proporção é uma ingualdade entre duas razões é chamada proporção.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

filosofia

Desencantamento do mundo

Antigamente as pessoas chamava de magicas as coisas que eles não entendiam como se dava.Exemplo: O trovão ocorria porque o deus do trovão estava zangado.Os raios eram atirados pelo deus Zeus.A chuva é enviada por São Pedro.
Isso acabou quando as pessoas resolveram deixar de lado essas fantasias malucas.Hoje se acontece um terremoto, a gente sabe que não é um fenômeno sobrenatural e sim que pode ser por causa da movimentação das placas tectônicas etc...
Por isso que houve um desencantamento, as pessoas não se apoiam mais em coisas mágicas para explicar as coisas.porque qualquer coisa que eles não sabia explicar dai ele enventava e falava que era magica,são esperto demais.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

historia

A LUTA DE LUTERO

Lutero foi um homem que em meio as lutas ele alcançou a sua vitoria,quando pequeno ele teve uma educação muito rígida de seus pais ainda mais dos pais deles serem pobres eles preferiram que seu filho estudasse quando cresceu lutero entrou nauniversidade para estudar direito e com isso o pai dele ficou bem alegre ele estudava muito a biblia e ficou proucupado com a salvação eterna por isso em que em vez de ele fazer direito ele resolveu fazer teologia que é a pessoa que estuda a biblia quando cresceu ele foi doutor em teologia,lutero fundou uma igreja e criou para ela varias doutrinas.Antigamete a biblia era escrita em latim e ele traduzio para o alemão,lutero teve 95 tese,por insistir na defesa de suas ideias,lutero
acabou sendo excomungado(expulso da igreja)por isso ele resolveufundar a sua propria igreja,e na igreja dele ele proibio oque ele achava errado principalmente o culto luteranos protestaramcontra essa proibição dai foram existino os protestantes...

geografia

População do brasil

Os africanos eram a mão de obra do brasil,eles sustetaram a economia brasileia,a herança dos afrodescentes pode ser notada em tudo na alimentação,musicas,tradições e etc...
Os brancos trouxeram seus habitos e costumes.(portuguêses).
A sociedade do brasil formo-se com os indios,africanos,europeus.
Etnia é uma coletividade de indivíduos que compartilham os mesmos aspectos socioculturais.
Miscigenação é a mistura de etnias.Ocorre quando um pai e uma mãe de etnias diferentes geram um filho,essa criança será miscigenação.
O brasil dependia dos produtos agrícolas.
No inicio do século xx o povo brasileiro passou por infecção por diversas doênças,que debilitavam ou levavam a morte.Por isso era muiro baixa a expectativa da população brasileira.
Poucas pessoas viviam mais de 70 anos.
Espectativa de vida é o numero de anos que uma pessoa provavelmente viverá num determinado lugar ou país.No ano de 1965 teria uma expectativa de vida de cerca de 60 anos.Em 1820 o brasil possuía 5 milhões de habitantes.O brasil só cresceu porcausa das imigração.Com o aumento da população a escravidão acabou em 1888.
Em xviii ouvir a primeira imigração organizada.

Os sírios e os libaneses

Sua principal atividade era o comércio.

Japoneses

Eles deram grande contribução na agropecuaria no brasil.

Lembrando que

Migrantes:são pessoas que mudam de um lugar para o outro.
Imigrantes:são migrantes que chegam,vindos de outro país ou outro local do mesmo país.
Emigrantes:são os migrantes que saem de seu país ou local de origem.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

WYCLIFFE (1320-1384)

Wycliffe nasceu no ano de 1320 e morreu no ano de 1384 ele era um inglês e formoi-se em teologia e teologia é quem estuda a biblia e ele formo-se em teologia pela Universidade de oxford,ele criticava,sobretudo,a falta de instrução dossacerdotes e o acúmulo de riquezas por parte dos bispos e papas,por isso,Wychiffe foi acusado por um tribunal religioso de heresia que significa ato de contrair a doutrina oficial da igreja.
perseguido pelas autoridades,ele se retirou de londres e dedicou-se a traduzir a bíblia do latim para o inglês,a fim de que mais pessoas pudessem conhecê-la.

historia

O que são as Indulgências?

Uma indulgência, na teologia católica, é o perdão ao cristão das penas temporais devidas a Deus pelos pecados cometidos na vida terrena. Estas indulgências são concedidas apenas depois que o pecado e o seu imanente castigo de danação eterna tenham sido perdoadas pelo Sacramento da Reconciliação, ou Penitência, servindo para perdoar apenas as "penas temporais" causadas pelo pecado, ou seja, para reparar o mal causado como conseqüência do pecado, através de ações piedosas.

monografia

Animais peçonhentos x animais venenosos



Os animais venenosos são animais que possuem veneno mas não possuem mecanismo de inoculação. Os animais peçonhentos são animais que além de venenosos, possuem um mecanismo especializado de inoculação, a peçanha, que é utilizada como arma de caça ou de defesa.





EXEMPLO DE ANIMAOS PEÇONHENTOS: serpentes (jararaca, cascavel, surucucu), escorpião, aranha.



Exemplos de animais venenosos: sapos, baiacu.


ESCORPIÃOS

Os escorpiões são pouco agressivos e têm hábitos noturnos. Encontram-se em pilhas de madeira, cercas, sob pedras, cupinzeiros e adaptam-se bem ao ambiente doméstico.
Sintomas em casos de acidentes: Náuseas, vômitos, salivação, tremores, convulsão. Podem ocorrer alterações cardíacas, de pressão arterial, insuficiência respiratória e choque.
Tratamento: Soro, se necessário.
Medidas preventivas: - Evitar o amontoamento de sapatos, roupas e utensílios domésticos, sacudir e examinar antes de usar. - Manter berços e camas afastados da parede. - Evitar o acúmulo de ferro velho, telhas e tijolos perto de residências. - Limpar constantemente ralos de banheiros e cozinhas.

Diz Roberto