segunda-feira, 28 de março de 2011

Africanos no Brasil - Historia

Africanos no Brasil

Os africanos não vieram para a América de livre e espontânea vontade,foram trazidos pra cá pra trabalhar como escravos.

De onde eram?

Eram povos de diferentes lugares da áfrica,como por exemplo:Sul do equador,Costa da mina e Moçambique.
No brasil os africanos não eram chamados por sua etnia,mais sim pelo nome do porto ou da região onde haviam sido enbarcados.

Guerra e escravidão

Os traficantes forneciam tabaco,aguardente,pólvora e sobre tudo,armas de fogoaos chefes africanos;em troca,exigiam prisioneiros de guerra.
De posse dessas armas,os chefes africanos faziam guerras e obtinham prisioneiros.
Os prisioneiros eram negociados com os traficantes,que os vendiam na américa como escravos.
Instalou-se assim,na África,um verdadeiro circulo vicioso.

Os africanos e suas culturas

Enquanto durou o tráfico,as Américas receberam cerca de 15 milões de africanos;40% deles (6 minhões)foram trazidos para o Brasil.Esses africanos trouseram consigo não apenas sua força de trabalho,mas também suas culturas que hoje fazem parte de nossos modos de viver,pensar e sentir.Três dessas culturas merecem espeao atenção que são jeje,ioruda,e banto.

A travessia

Nas fortalezasdo litoral africano,homens,mulheres e crianças.Eram todas forçadas a embarcar em navios pequenos e frágeis,conhecidos como navios negreiros para chegarem ao litoral brasileiro confusos e cansados,sem saber onde estavam.

O trabalho

Os escravizados trabalhavam de 12 a 15 horas por dia.

A alimentação

Os escravos recebia uma cuia de feijão e uma porção de farinha de mandioca ou de milho.

A violência

Os escravizados eram vigiados de perto por feitores,que,quase sempre,os castigavam por qualquer pequena falta.Os castigos ream muitos,como a palmatória,a gargalheita,a corrente com algemas e a máscara de flandres.

A perca do nome

Na hora do embarque para o Brasil,o africano era "batizado",ou seja perdia seu nome original e passava a ter um nome português(sem nenhun significado para ele).

Resistência

Onde houve escravidão houve resistência.No brasil,não foi diferente.Se fazer qualquer pesquisa quem é mais forte é os negros,porque eles já é acostumado.

Os quilombos

Umas das principais de lutar contra a escravidão foi a formação de quilombos por toda a América escravista.

Renascentes de quilombos

No Brasil de hoje ainda existem povoações habitadas por descendentes dos antigos quilombolas espalhada por todo o território nascional,essas comunidades são chamadas de renascentes de quilombos.
Muitos habitantes das atuais comunidades quilombolas vêm travando uma luta árdua para reunir provas de que são descedentes de escravizados e de que as terras em que vivem lhes pertencem.

Gerson junior

Nenhum comentário: