terça-feira, 1 de março de 2011

Integração social-sociologia

INTEGRAÇÃO SOCIAL

INTERAÇÃO SOCIAL é a ação social, mutuamente orientada, de dois ou mais indivíduos em contato. Distingue-se da mera interestimulação em virtude de envolver significados e expectativas em relação às ações de outras pessoas. Podemos dizer que a INTERAÇÃO SOCIAL É A RELAÇÃO DE AÇÕES SOCIAIS.
Fenômeno cuidadosamente estudado pela psicologia social, originando um novo corpo de ciência que buscou descobrir e estudar as leis e as modalidades dos pequenos grupos, o que inclui dinâmica própria, sua origem e fases desenvolvimentais.
O aspecto mais importante da interação social é que ela modifica o comportamento dos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. Desse modo, fica claro que o simples contato fisico não é suficiente para que haja uma interação social.
Os contatos sociais e a interação constituem, portanto, condições indispensaveis à associação humana. Os individuos se socializam por meios dos contatos e da interação social; e a interação social pode ocorrer entre uma pessoa e outra, entre uma pessoa e um grupo e outro.

Nenhum comentário: