quinta-feira, 19 de maio de 2011

A audição - ciências

A audição

O sentido da audição nos põe em contato com o ambiente por meio de ondas sonoras transportadas pelo ar e nos permite entrar em comunicação uns aos outros.

A orelha humana compõe-se de três partes:orelha externa,orelha média e orelha interna.

Poblemas da audição

Quando uma pessoa começa a achar que o telefone está com defeito,que todos á sua volta falam "para dentro" e o som da TV está sempre baixo,ela precisa desconfiar:provalvemente tenha um poblema de audição.

Os poblemas de audição mais comuns são a otite e a surdez.Aotite consiste na inflamação em qualquer parte da orelha.Embora as crianças apresentem mais esse tipo de poblema,os adultos não estão imunes á inflamação,que se caracteriza-sepor dor forte,sensação de orelha tapada,febre e,ás vezes,diarreia.A causa principal do processo inflamatório são os vírus e as bactérias,especialmente quando há acúmulo de secreção na orelha média.Essa secreção provém,quase invariavelmente,do nariz e da garganta.

A surdez,perda auditiva,pode ser temporária ou permanente.A surdez temporária pode ser motivada por excesso de cerume no meato acústico externo,acúmulo de catarro nas tubas auditivas,perfuração,endurecimento ou inflamação da membrana timpânica.A surdez permanente decorre,em geral,lesões do nervo coclear,que ocorrem devido á idade,pela ação de substâncias t´xicas(certos tipos de antibiótico)ou por agressão viral (caxumba,evírus da rubéola durante a gravidez).Os tumores do nervo coclear também podem causar surdez.

Há medidas que previnem complicações de audição:toda mulher deve se vacinar contra a rubéola antes de engravidar.

A rubéola é uma das principais causas de surdez congênita no Brasil.

As pessoas que trabalham em ambientes com muito barulho devem fazer uso de protetor auricular.

É importante,também,não tomar antibióticos ou qualquer outro tipo e medicamento sem medicamentos podem ser tóxicos ao nervo coclear,ás vezes de forma irreversível.

Recomenda-se não usar fones de ouvido com som muito alto e por templo plolongado.O som muito alto pode provocar trauma na orelha interna,com lesão do nervo coclear.

Nenhum comentário: