O Renascimento na Itália
Desenvolveu-se entre 1500 e 1650
O Renascimento foi um momento da história, onde “renasceu” os ideais da cultura greco-romana, com mais complexidade, obviamente, pois ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi sem dúvida o canal desse progresso e tornou-se o próprio espírito do renascimento.
- Humanismo - movimento intelectual que colocava o homem como centro do Universo.
O propósito do humanismo era desenvolver no homem, o espírito crítico e a confiança em si mesmo, ou seja, esse ideal pode ser entendido como as valorização do homem e a natureza em oposição ao divino e ao sobrenatural.
Os intelectuais passaram, então, a questionar a autoridade da igreja e atribuíram maior importância ao ser humano e à razão. Nem por isso, o Cristianismo deixou de ser a religião dominante na Europa nesse período, mas o homem já não era mais o mesmo. Agora ele tinha consciência do seu próprio valor. Essa percepção de si mesmo fez com que os tesouros artísticos e literários da antigüidade greco-romana fossem realizados, e os artistas renascentistas criaram obras de arte magníficas, enfatizando a beleza física do homem e da mulher.
A pintura do renascimento confirma as três conquistas que os artistas do último período gótico já havia alcançado: a perspectiva, o uso do claro escuro e o realismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário