quinta-feira, 17 de junho de 2010

conhecimentos gerais

festa junina

A festa junina é uma festa comemorativa que varias pessoas gosta porque dança come e se diverte e até pode se arranjar talvés mais eu não gosto de festa junina e também a minha religião não permite.

filosofia

Adam smith

foi o principal representante do liberalismo econômico e autor do ensaio sobre a riquesa das nações.criticou a politica mercantilista,baseada na intervenção do estado na vida econômica.para ele a encônomia deveria ser dirigida pelo jogo livre da ofrerta e da procura de mercado.segundo adam smith,o trabalho em geral representa a verdadeira fonte riquesa para as nações,devendo ser conduzido pela livre iniciativa dos particulares.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

emocional

A volta de jesus cristo

você esta preparado se ele vim hoje buscar a sua igreja séra que você ira e para o paraiso ou vai ser queimado para o resto da sua vida com fogo ou e para o paraiso que deus preparou para nós existe dois caminhos o caminho da porta extreita e o caminho da porta larga a porta larga da para você entra de qualquer jeito e o caminho extreito você não dar nem para se mexer você entra no estreito ou no largo o largo você ira ser queimado no 2 grande dia e o extreito você ira morar com deusno paraiso que eles esta preparando para nós ,ele nos salvor ele deu o seu filho unico para morrer por nós naquela cruz ele carregou aquela cruz cheia de pecado,você daria o seu filho único para morrer por alguem?

inglês

Resumo da aula de inglês

A aula de inglês foi muito bom a professora separou em grupo e os assuntos também foram separados eu fiquei com o grupo e meu tema foi a cultura da africa vou falar um pouco da cultura da africa.

cultura da africa

A cultura da africa foi influênciada na gela divertidade e tecnica no pais que pode ser aprociado na alimentação na dança e na musica.
A africa do sul sofreu uma grande discliminação por causa da prisão do presidente durante o aparhei o nome é quase assim mais eu não sei falar direito.
os molutas tedem a se relacionase mais com a cultira branca sul africana do que com a cultura negra sul africana.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

matematica

Qual a importância da matematica na sociedade ?

Como sabemos, a parte mais simples e conhecida da matemática é a aritmética (operações com números). Imagine só se os números simplesmente não existissem. Parece-me um pouco complicado, não ? Temos que admitir que estamos cercados por números ! A qualquer lugar que você vá aparecerá a necessidade de quantificação em outras palavras : números. Esta é talvez a principal teoria matemática, mas não é a única, pois existem muitas outras as quais são também aplicáveis a sociedade.

matematica

Para que serve a matemática ?

É o melhor modo conhecido de "racionalizar" a Natureza. Através dela, conseguimos resolver um número bem grande de problemas de diversas áreas da Ciência. Vou dar-lhes alguns exemplos : 1)Qual será o caminho que a luz faz ao refletir numa superfície qualquer que minimizam seu tempo ? 2)Qual a curva que liga dois pontos fixos no menor instante de tempo ? 3)Por que quando apertamos os pólos de um ovo não conseguimos quebrálos ? Ficou curioso ? Então me mande um e-mail que terei prazer em esclarecê-los ! Além disto, desenvolve no matemático ou estudante de matemática uma enorme capacidade de abstração.

matematica

O que é Matemática ?

Realmente é muito difícil definir em poucas palavras o que é matemática e toda definição não conseguirá expressar todo o significado da matemática; porém vou tentar dar uma noção : A priori a palavra matemática deriva da palavra grega "matemathike" que significa "ensinamentos". A matemática é uma ciência formal (seus axiomas são independentes dos axiomas das outras ciências) que se baseia em : axiomas, teoremas, corolários, lemas, postulados e proposições para chegar a conclusões teóricas e práticas. Ela também pode ser vista como um sistema formal de pensamento para reconhecer, classificar e explorar padrões. Mas o que é um padrão ? Vou dar-lhes exemplos para que este conceito fique mais fácil : 1) As listas dos tigres e as manchas das hienas mostram uma certa regularidade matemática, 2)O número de pétalas das flores mostra-nos um tipo de padrão curioso, pois na grande maioria delas o número de pétalas ocorre nesta estranha sequência : 3 , 5 , 8 , 13 , 21 , 34 , 55 , 89. Observe que 3 + 5 = 8 , 5 + 8 = 13 e assim por diante. Realmente temos que admitir que há muita beleza na natureza, para concluir isso não é necessário saber muita matemática. Porém há muita beleza também no método matemático, o qual a partir de indícios, deduzem-se regras, mas é um tipo diferente de beleza que se aplica às idéias e não às coisas.Podemos além destas duas definições dar uma mais técnica : A matemática como uma expressão da mente humana, ativará os reflexos, o contemplamento da razão e o desejo pela perfeição estética. É também chamada por muitos de linguagem universal (é uma linguagem porque é formada por signos linguísticos que passam idéias e significados). Ela pode ser dividida em matemática pura e aplicada e seus elementos básicos são a lógica e a intuição, análise e construção, generalização e individualização.

ciência

protistas

Os organismos unicelulares eucariontes, representados pelos protozoários - como amebas e paramécios - e certas algas unicelulares - como euglenofíceas, pirrofíceas e crisofíceas -, constituem o reino Protista.

Sendo eucariontes, os protistas são portadores de núcleo individualizado - delimitado por membrana nuclear denominada carioteca - e de orgelas citoplasmáticas bem definidas. Essas características permitem a distinção entre protistas e moneras.

A classificação dos protozoários

Os protozoários podem ser fixos ou se deslocar através de cílios, flagelos ou pseudópodes. De acordo com o tipo e a presença ou não dessas organelas locomotoras, os protozoários classificam-se em:

rizópodes ou sarcodíneos - locomovem-se através de pseudópodes.

flagelados ou mastigóforos - locomovem-se através de flagelos.

ciliados - locomovem-se através de cílios;

esporozoários - desprovidos de organelas locomotoras.

A malária

No início da década de 90, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas atingidas pela malária era da ordem de 100 milhões em todo mundo. Essa realidade coloca a malária como uma das doenças infecciosas mais importantes da atualidade.

Também conhecida como maleita, impaludismo ou febre palustre, a malária foi durante algum tempo uma doença atribuída à presença do ar "contaminado" de locais pantanosos. A própria palavra malária, de origem italiana, significa "mau ar". Sabe-se hoje que essa enfermidade é causada por várias espécies de esporozoários do gênero Plasmodium. No Brasil, em determinadas regiões, a malária tem caráter endêmico, isto é, existe constantemente nesses locais, atingindo um número significativo de pessoas.

Protozoário Tipo de malária Ciclo (duração)

Plasmodium Terçã 48 horas

vivax benigna

Plasmodium quartã 72 horas

malarie

Plasmodium terçã 24 a 48 horas

falciparum

A duração do ciclo corresponde ao tempo que os parasitas levam para completar o mecanismo reprodutivo no interior da hemácias. A febre terçã benigna e a febre quartã raramente são fatais, ao contrário da febre terçã maligna, que geralmente leva o doente à morte.

A malária provoca lesões no fígado, no baço e em outros órgãos, além de intensa anemia, fato que se explica pela destruição maciça de hemácias.

Os métodos mais comuns de profilaxia da malária são: tratamento das pessoas doentes combate a larvas do mosquito em regiões alagadas, por meio de drenagens, inseticidas ou inimigos naturais (peixes larvófagos, como o Gambusia affinis, conhecido como guaru-guaru); recursos que evitem o acesso de mosquitos às moradias - uso de telas em portas e janelas, de cortinados nas camas ou de inseticidas.

Trypanosoma cruzi

O agente etiológico (causador) da doença de Chagas. Esse protozoário tem como reservatório natural animais silvestre, como gambás, tatus, morcegos, preguiças, macacos e outros. Ao sugar o sangue desses animais, insetos como o Triatoma infestans e o Panstrongylus megistus, conhecidos popularmente como barbeiro, chupança, bicho-de-parede, adquirem o parasita e se transformam em vetores da doença de Chagas.

Os principais protozoários causadores de doenças ( um resumo )

O quadro a seguir traz um resumo sobre os protozoários, as doenças que eles causam e os meios de contágio.

DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS

PROTOZOÁRIOS

DOENÇA

MODO DE TRANSMISSÃO

Entamoeba histolytica Disenteria amebiana; amebíase Água e alimentos contaminados
Balantidium coli Disenteria Água e alimentos contaminados
Plasmodium vivax

Plasmodium malariae

Plasmodium falciparum

Malária Picada de mosquito Anopheles
Toxoplasma gondii Toxoplasmose Fezes e urina de gato
Trypanosoma cruzi Doença de Chagas Picada de barbeiro ( Triatoma infestans, Panstrongylus megistus)
Trypanosoma gambiense Doença do sono
Leishmania brasiliensis Leishmaniose tegumentar (úlcera de Bauru) Picada de mosquito Phlebotomus
Leishmania donovani Leishmaniose visceral (calazar) Picada de mosquito Phlebotomus
Leishmania tropica Botão-do-oriente Picada de mosquito Phlebotomus
Trichomona vaginalis Tricomoníase Relações sexuais; objeto contaminado
Giardia lamblia Giardíase Água e alimentos contaminados

A transmissão da toxoplasmose, doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, se dá por contato ou por fezes de animais domésticos, principalmente os gatos. As fezes do gato podem conter cistos do parasita, que são disseminados por animais, como moscas e baratas. Normalmente, a doença evolui de forma benigna, desaparecendo sem deixar seqüelas no organismo; mas, em mulheres grávidas, o protozoário pode atingir o feto, provocando-lhe cegueira, deficiência mental e até mesmo a morte.

Algas protistas ( e Monera e plantae )

REINO

EXEMPLOS DE ALGAS

Monera Cianofíceas
Protista euglenofíceas, crisofíceas, pirrofíceas
Plantae clorofíceas, rodofíceas, feofíceas

português

Qual a origem do nosso indioma português?

Como já disseram, o Latim. Do Latim surgiram várias línguas, como o Italiano, o Francês, o Espanhol, o Português, o Romeno e algumas outras ( Catalão, Galego, Provençal). Do Provençal, hoje mero dialeto na França, veio boa parte de nossa tradição de poesia e prosa, incluindo aí a nossa Literatura de Cordel, que remonta aos antigos bardos e cantadores da Provença. Foram os provençais os primeiros europeus a escrever em seu próprio idioma nativo. Até então, tudo era escrito em Latim, fosse na Alemanha,na Itália, ou Portugal. Na verdade, o Português, como as outras néo-latinas, tem orígem no Latim Vulgar. Ou seja, no Latim que era falado pelas populações do Império Romano. No próprio Inglês encontram-se inúmeras palavras de orígem Latina, jã que boa parte de seu vocabulãrio vem do Francês ( a Bretanha é na França, e fundou a Grã-Bretanha).A "orígem" direta mesmo é o norte de Portugal, ( no Porto e Braga, até Galícia - Portu-gália, dos celtas) onde se configurou nosso idioma.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Artes

a definiçao da arte

A definição de arte varia de acordo com a época e a cultura. Pode ser separada ou não em arte rupestre, como é entendida hoje na civilização ocidental, do artesanato, da ciÊNCIA, da religião e da técnica no sentido tecnologico.

Assim, entre os povos ditos primitivos, a arte, a religião e a ciência estavam juntas na figura do xamã, que era artista (músico, ator, poeta, etc.), sacerdote e médico. Originalmente, a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades.

Este era o sentido que os gregos, na época clássica (século V a.C.), entendiam a arte: não existia a palavra arte no sentido que empregamos hoje, e sim "tekné", da qual originou-se a palavra "técnica" nas línguas neo-latinas. Para eles, havia a arte, ou técnica, de se fazer esculturas, pinturas, sapatos ou navios. Neste sentido, é a acepção ainda hoje usada no termo artes macias.

No sentido moderno, também podemos incluir o termo arte como a atividade artística ou o produto da atividade artística. Tradicionalmente, o termo arte foi utilizado para se referir a qualquer perícia ou maestria, um conceito que terminou durante o periodo romantico, quando arte passou a ser visto como "uma faculdade especial da mente humana para ser classificada no meio da religião e da ciência".

A arte existe desde que há indícios do ser humano na Terra. Ao longo do tempo, a função da arte tem sido vista como um meio de espelhar nosso mundo (naturalismo), para decorar o dia-a-dia e para explicar e descrever a história e os diversos eus que existem dentro de um só ser (como pode ser visto na literatura), e para ajudar a explorar o mundo e o próprio homen. estilo é a forma como a obra artística se mostra, enquanto que estetica é o ramo da filosofia que explora a arte como fundamento.

Uma obra artística só se torna conhecida quando algo a faz ficar diante de um dos sentidos do ser humano. Os avanços tecnológicos contribuem de uma forma colossal para criar acessibilidade entre a pessoa que deseja desfrutar da arte e a própria arte. A pessoa e a obra se unem então, por diversos meios, como os rádios (para a música), os museus (para pintura, esculturas e manuscritos), e a televisão, que talvez seja, entre esses itens citados, o que mais capacidade tem para levar a obra artística a um número grande de interessados, por utilizar diversos sentidos (visão, audição) e por utilizar também satélite. A própria internet é fonte de transmissão entre a obra e o interessado, com sites (que distribuem e-book e por especializados em conectar o computador do usuário a uma rede com diversos outros computadores.

Entretanto, exploradores, comerciantes, vendedores e artistas de público (palhaços, malabaristas, ator, etc.) também costumam apresentar ao público as obras, nos mais diversos lugares, de acordo com suas funções. A arqueologia transmite ideias de outras culturas; a fotografia é uma forma de arte e está acessível por todos os cantos do mundo; e também por almanaques, enciclopédias e volumes em geral é possível conhecer a arte e sua história. A arte está por todos os cantos, pois não se restringe apenas em uma escultura ou pintura, mas também em música, cinema e dança.

O ser que faz arte é definido como o artistas. O artista faz arte segundo seus sentimentos, suas vontades, seu conhecimento, suas ideias, sua criatividade e sua imaginação, o que deixa claro que cada obra de arte é uma forma de interpretação da vida.

A inspiração seria o estado de consciência que o artista atinge, no qual vê a percepção, a razão e emoção encontram-se combinados de forma parte para realizar suas melhores obras. Seria o de algumas teorias da psicologia.

Escultura: davi.

esse nome eu não sei escrever mais, famoso historiador da arte, afirmou que nada existe realmente a que se possa dar o nome de Arte. Existem somente artistas.

Arte é um fenomeno cultura. Regras absolutas sobre arte não sobrevivem ao tempo, mas em cada época, diferentes grupos (ou cada indivíduo) escolhem como devem compreender esse fenômeno.

historia

A Religião De Maomé

Antonio Paiva Rodrigues

“O futuro permanece escondido até dos homens que o fazem”
(Anatole France).

Maomé (570-632) pertencia à tribo dos coraixitas, que tinha como missão zelar pela Kaaba de Meca. O avô de Maomé, além de possuir cargo religioso importante, era um comerciante bem sucedido. Entretanto, Maomé sofreu dificuldades econômicas em sua infância e adolescência: aos sete anos, já tinha perdido os pais, tendo sido criado por um tio e teve que começar a trabalhar muito cedo, como pastor de carneiros.

A tradição menciona que Maomé, em sua juventude, teve feito viagens à Síria, onde talvez estabeleceu seus primeiros contatos com o cristianismo e com o Judaísmo.

Aos 25 anos de idade Maomé casou-se com Khadija, uma rica viúva que o incumbiu da direção de seus negócios comerciais. Com esse casamento Maomé deixou a vida de pobreza, subindo na escala social. Mas apesar da riqueza conquistada Maomé sentia-se interiormente insatisfeito e, por isso, dedicava-se à meditação.

Aos 40 anos, passou a ter uma série de visões que o convenceram de que ele era o profeta escolhido por Deus (Alá) para anunciar aos homens uma nova doutrina religiosa. Iniciando suas pregações religiosas, Maomé entrou em conflito com os sacerdotes de Meca, que eram politeístas e estavam interessados em manter a cidade de Meca como centro religioso e comercial dos árabes.

Em razão desse conflito em 622 e a fugir para Yatrib, posteriormente denominada Medina, a cidade do profeta. Essa data denomina-se Hégira e marca o início do calendário muçulmano. Aos poucos, Maomé estruturou sua religião e organizou um exército de seguidores que, em 630, conquistou Meca.

A Kaaba foi transformada num centro de orações, mas Maomé proibiu todos os cultos muçulmanos idólatras que antes existiam.

A doutrina muçulmana também chamada islâmica ou maometana impõe cinco regras:

  1. Crer em Alá, o único Deus e em Maomé, seu profeta;
  2. Realizar cinco orações diárias;
  3. Ser generoso para com os pobres e dar esmolas;
  4. Obedecer ao jejum religioso durante o ramadã (mês anual do jejum);
  5. Ir a peregrinação a Meca pelo menos uma vez durante a vida.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

emocional

Responsabilidade

Responsabilidade é uma coisa que interesante as pessoas devia ter principalmente os alunos de escola,quando o direitor da a nota na escola para entregar para os pais e eles não entrega,só porque as notas não tão boas eles não entrega e também tenque ter responsabilidade em outras aréas.
Eu tenho responsabilidade tudo que os outros pede para eu entregar para os meus pais eu entrego sejá lá oque for,e ajudo a meus pais e não reclamo de nada só faço agradescer a deus por não ter sido pior tudo que acontercer nós temos que dar a graça a deus porque poderia ser pior.

geografia

Indústria automobilística



linha de montagem.

Trabalhadores da em ford1913.
Automóvel no processo de montagem.

A industría automobilística, automotiva ou automóvel, é a indústria envolvida com o projeto, desenvolvimento, fabricação, publicidade e a venda de veículos automóveis. Em 2006, mais de 69 milhões de veículos, incluindo automoveis e veículos comerciais, foram produzidos no mundo. Em 2006, mais de 16 milhões de automóveis foram vendidos nos estados unidos, mais de 15 milhões na europa ocidental e cerca de 7 milhões na china. Em 2007 vem sendo observada uma estagnação nos mercados da america do norte, da europa e do japão, enquanto ocorre um crescimento nos mercados da america do sul, especialmente do brasil, e da ásia, na coreia do sul e na índia.

A industria automoveis produz automoveis para auxiliar no deslocamento e/ou transporte da população, de bens ou serviços. Atualmente os automóveis estão entre os bens de maior necessidade, expandindo sua relevância a diversos campos da natureza humana. O automóvel, hoje, representa para muitos um símbolo. Em teoria, as pessoas optam por veículos por necessidade. Porém, a industria automóvel já percebeu que os veículos poderiam ter maior ou menor procura em função de sua aparência. Um automóvel pode transmitir uma "idéia" de como o seu dono é, ou de como ele gostaria de ser.

Com o aumento da população mundial, a redução de custos de produção, a revolução dos materiais, e com técnicas de fabricação inovadoras, a frota de automoveis cresce a cada ano. Este crescimento traz, principalmente nos centros urbanos, um conjunto de problemas inimagináveis na época da criação do automóvel. A poluição, o barulho, os acidentes, os congestionamentos, são alguns dos problemas oriundos do número excessivo de automóveis nos centros urbanos.

Algumas cidades do mundo tentam controlar, ou simplesmente proíbem, o uso de veículos. Há diversas maneiras de limitar o uso dos automóveis nas grandes cidades. O fato é que as indústrias de automóveis não parecem se importar muito com o grande número de carros na terrs. Ao contrário, a disputa entre os fabricantes é acirrada. Os grandes fabricantes de automóveis, gastam milhões de dólares por ano, na tentativa de convencer o usuário final, isto é, a população, de que o seu "produto" é melhor.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

portugues

Verbos Transitivos

Verbos Transitivos são os que vêm acompanhados de completamento.

exemplos
.As pessoas necessitam de alimentos saldaveis.

Necessitam é verbo transitivo.
E de alimentação saudáveis.É compremento.

Verbos intransitivos

Verbos intransitivos são os que não vêm acompanhados decomprimento.

exemplos:

.caminhões estacionam.

estacionam é verbo inrredutivos.

.Feirantes gritam.

Gritam é verbo intransitivos.

emocional

Paciência

Paciência é uma coisa que nós devemos tinhamos que ter porque com ela nós evitamos briga e confusões.
Eu tenho paciencia mais só um pouco mas nesses dias até que eu tenho mas paciência porque agora é tempo de se firmar em deus porque ele esta chegando para levar a sua igreja e os sinais estão se comprindo filho contra pai ,pai contra filho ,pai estrupando filha ,filho estrupando mãe,terremotos em todos os lugares maremotos e etc.E tudo isso já esta ocorrendo e nós cristão estamos tentando ajudar as pessoas a fazer uma escolha correta porque tem duas escolha u céus eo inferno será que se ele vim agora você esta preparado sera.
Vai ser grito choro sofrimento naquele grande dia varias pessoas vão correr para a igreja e quando for ver não vai ter ninguem lar vão falar os crentes sumirão nós tentamos a judar mais as pessoas jogam água só para que nós não batemos a porta e falarmos de deus da verdade para eleas tem dois caminhos o ceo eo inferno você pode não esta acreditando isso hoje mais no grande dia você vai ver que os cristão não estavam mentino nem outra coisa nós só estavamos querendo fazer esse pedido var para a igresa assémbreia mais proxima enquanto é tempo porque ele pode voltar agorar.
E aceite a ele porque não vai adiantar sóir tenque ir aceitar a jesus e obedecer o que o pastor diz e não deixar de orar e vigiar porque ele esta chegando.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

matematica

Propriedades Da MultiplicaçãO De NúMeros Racionais - Presentation Transcript

  1. Propriedades da Multiplicação de números racionais Propriedade Comutativa Propriedade Associativa 1441 ×=× 1 4 5 1 4 5  5775 × × = × ×  5 7 10 5  7 10  O produto não se altera quando 4 5 12 × =× mudamos a ordem dos 35 10 5 7 factores. 2 2 = 35 35 A propriedade associativa permite associar factores e substitui-los pelo valor do seu produto. PrªHelena Borralho Multiplicação de Números Racionais
  2. Propriedade da Existência do Propriedade da Existência do Elemento Absorvente Elemento Neutro 5 55 13 13 ×1 = 1× = × 0 = 0× = 0 6 66 9 9 Na multiplicação, o zero é o Na multiplicação, o um é o elemento elemento absorvente, ou seja, se um neutro, ou seja, se um dos factores dos factores for zero o produto será for um o produto será igual ao outro também zero. factor. PrªHelena Borralho Multiplicação de Números Racionais
  3. Propriedade distributiva da Multiplicação em relação à adição A turma do Ruben, na aula de Ciências da Natureza, respondeu a um inquérito sobre o consumo semanal de leite. O Ruben bebe leite, normalmente, duas vezes por dia: ao pequeno almoço ½ litro que junta a cereais; ao lanche bebe um copo com ¼ litro. Qual é o consumo semanal em leite do Ruben? PrªHelena Borralho Multiplicação de Números Racionais

matematica

Estudos das medidas
Média aritma e média aritmedica ponderada.

Dizemos que o valor 6,0 é a média aritmética dos números 5,0 8,0 e 5,0.
A média aritmetica de n números representa a soma de todos os números dividida por n.

ingles

A origem inglesa

O inglês é uma lingua germanico ocidental que se desenvolveu na inglaterra durante a era anglo-saxa. Como resultado da influência militar, econômica, científica, política e cultural do imperio britanico, durante os seulo xviii, xix e início do xx, e dos estados unidos desde meados do século XX, o Inglês tornou-se a lingua franca, em muitas partes do mundo. Ele é usado extensivamente como segunda lingua e como lingua oficial em países da commonweahta e muitas organizações internacionais.

Historicamente, o inglês se originou de vários dialetos, agora denominados coletivamente de ingles arcaico ou antigo, que foram trazidos para a Grãm betanha pelos anglo saxões no começo do século v, com influências da lingua nórdita antiga trazida pelos invasores vikings.

Na época da conquista normanica, o inglês arcaico se desenvolveu para o ingles medieval, tomando muito do vocabulário e das convenções de ortografia da lingua dormanica (anglo-francês). A etimologia da palavra "English" é uma derivação da palavra englisc ou Engle do arcaico engles do século xii, forma plural Angles ("dos, relativos a, ou característico da Inglaterra").

geografia

A primeira extração de petroleo

O ministro dos Petróleos angolano e presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Botelho Vasconcelos, admitiu esta terça-feira à agência Lusa, em Luanda, que a organização poderá tomar «novas medidas» se os actuais cortes na produção não resultarem na subida do preço do barril.
Segundo o presidente da OPEP, se o preço não subir quando se atingir o limite estabelecido para os actuais cortes, 4,2 milhões de barris/dia, «haverá nova reflexão e, em função da análise feita, tomar-se-ão outras medidas».
Botelho Vasconcelos estimou que «a tendência (nos preços) seja diferente» no início do segundo trimestre de 2009 porque «os cortes de 4,2 milhões de barris/dia tiveram início em Janeiro» e esse valor «ainda não foi atingido».
"A organização tem feito o acompanhamento da evolução dos preços. Passou o primeiro mês, está a decorrer o segundo e creio que os sinais positivos, que possam permitir algum conforto, poderão começar a aparecer no segundo trimestre", notou.
Referindo-se especificamente a Angola, Botelho Vasconcelos afirmou que o preço do barril de petróleo nos 75 dólares «já era muito bom», sublinhando que o preço actual, cerca de 40 dólares, «não permite levar a cabo os investimentos e os projectos, bem como manter todos os programas de aumentar as capacidades de reservas».

artes

Para que serve as bandeirinhas no são joão

A Bndeira de São joão da aliança apresenta as mesmas proporções da bandeira do brasil, no lado direito dos penduradouros ao mastro, parte um triângulo em duas linhas verde e amarelo, entre o triângulo uma aliança amarela representando o que está expresso no nome do município, trazendo ao centro uma pomba branca representando a paz, do lado direito da aliança um ramo de e do lado esquerdo um ramo de sojaarroz, indicando que são estas as maiores culturas do município na atualidade. Partindo de fora do triângulo ao centro, uma faixa branca horizontal ao centro da bandeira com três estrelas, representando os três poderes (legisativo, execultivo e judiciario), uma fita em azul celeste parte de um canto atravessando todas as estrelas até o fim da bandeira. Tanto em cima como em baixo, faixas em azul celeste, ambas da mesma largura, porém mais largas do que a faixa branca anteriormente mencionada.