quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O que é hipotireoidismo1?

O que é hipotireoidismo1?

É uma síndrome2 que resulta da deficiência da produção de hormônios tireoidianos. Estima-se que 3 a 5% da população tenha alguma forma de hipotireoidismo1. É mais comum em mulheres e a incidência3 aumenta com a idade.

Quando não tratado, o hipotireoidismo1 causa, nas crianças, atraso grave do crescimento e retardo mental. Na vida adulta, leva à depressão generalizada das funções orgânicas.

Não existe prevenção, a não ser a triagem neonatal com o teste do pezinho para detecção do hipotireoidismo1 congênito. Mas existem exames simples para o diagnóstico4 e o tratamento com hormônio5 tireoidiano sintético é seguro e eficaz uma vez que a dose adequada é estabelecida.

As causas?

Tireoidite de Hashimoto: é talvez a causa mais comum de hipotireoidismo1, caracterizada pela presença de auto-anticorpos23.
Redução do tecido24 tireoidiano por iodo radioativo ou por cirurgia.
Deficiência de iodo. O iodo é essencial para a produção hormonal da tireoide25. Ele pode ser encontrado em frutos do mar, vegetais e sal enriquecido com iodo. A adição de iodo ao sal de cozinha eliminou este problema em vários países.
Doença de Graves (geralmente cursa com hipertireoidismo26, mas no estágio final pode haver hipotireoidismo1).
Tireoidite subaguda (o hipotireoidismo1 pode ocorrer na fase tardia).
Medicamentos que podem induzir hipotireoidismo1: carbonato de lítio (usado no tratamento dos estados maníacos depressivos), amiodarona, propiltiouracil e metimazol.
Os fatores de risco?

O hipotireoidismo1 ocorre principalmente:

No sexo feminino.
Na idade de 50 anos ou mais.
Se você tem um parente próximo com hipotireoidismo1, como pais ou avós, com uma doença auto-imune33.
Se você já fez tratamento com iodo radioativo e medicações como propiltiouracil ou metimazol, pois o tratamento para o hipertireoidismo26 pode resultar em hipotireoidismo1 permanente.
Se você já recebeu algum tipo de radiação no pescoço ou na parte superior do tronco.
Se já fez cirurgia de tireoide25 (tireoidectomia parcial ou total).

E para quem não sabe e fala que Ronaldo parou de jogar porque come de mais não é isso não Ronaldo parou de jogar porque ele sofreu dessa doença que para não engordar precisade remedios direto mesmo ele sem comer ele engorda se não tomar os remedios certos,é por causa da grandula da garganta e ai os ormonios para todos de fucionar como vocês viram no texto.

Um comentário: