terça-feira, 5 de outubro de 2010

ANIMAIS PEÇONHENTO

ARACNÍDEOS

Seus representantes mais conhecidos são as aranhas, os escorpiões e os ácaros. A presentam o corpo dividido em duas partes: cefalotórax e abdome. Alguns transmitem doenças para seres humanos e animais, outros são responsáveis por envenenamentos (aranhas e escorpiões) e por fenômenos alérgicos (ácaros do pó doméstico). Na ordem Araneae (aranhas), calculam-se identificadas cerca de 32 mil espécies de aranhas no mundo. Possuem distribuição bastante ampla, desde ambientes aquáticos, até aqueles extremamente secos, podendo ainda ocorrer desde o nível do mar até as montanhas mais altas. Todas são predadoras, alimentando-se principalmente de insetos, podendo ocasionalmente algumas caranguejeiras alimentar-se de pequenos vertebrados que são mortos pelo veneno injetado com picada. Possuem o cefalotórax unido ao abdomen por um pedículo. Na região anterior do cefalotórax, estão oito olhos simples e alguns apêndices articulados. As quelíceras são estruturas adaptadas para a captura do alimento, e apresentam a extremidade em forma de garra, dotada de um orifício em que se abre a glândula do veneno. Outro par de apêndices são pedipalpos, úteis para triturar alimentos e, nos machos, para a deposição dos espermatozóides. As patas articuladas são quatro pares, e não há antenas. São animais que colocam ovos, chegando até a 3 mil em algumas espécies. As aranhas possuem sexos separados (dióicos), porém freqüentemente os machos são menores que as fêmeas, podendo distinguí-los que apresentam no ápice dos palpos. Algumas espécies constroem teias e outras são errantes e solitárias. Outras constroem esconderijos de onde ficam na espreita e caçam. Algumas possuem alto grau de veneno, como as temíveis viúvas-negras. Na porção mais posterior do corpo, abrem-se as fiandeiras, estruturas por onde saem os fios de seda e responsáveis por tecê-los, na formação das teias. A seda é produzida pelas glândulas sericígenas, localizadas no abdome. Ao ser exteriorizada, a seda solidifica-se ao contato com o ar. As teias servem como abrigo, proteção, local de acasalamento e armadilha para a captura de insetos e de outros animais, principal alimentação das aranhas. A maior aranha do mundo é a caranguejeira, que pode chegar a 25 cm, entretanto não apresenta perigo ao homem, pois seu veneno é pouco efetivo.

A ordem Scorpionidae que abrange os animais conhecidos como escorpiões é composta de cerca de 1.260 de espécies, divididas em 17 famílias. No Brasil ocorrem cerca de 90 espécies. Escorpiões são animais vivíparos, ou seja não põem ovos. Ao contrário das aranhas, os escorpiões não possuem quelíceras venenosas. As quelíceras são empregadas para rasgar e triturar os alimentos. O veneno é inoculado pelo aguilhão da cauda. A fecundação dos escorpiões é interna. Em muitas espécies, o desenvolvimento dos ovos também é interno, dentro do sistema reprodutor feminino.

A ordem Acari representada pelos ácaros e carrapatos apresenta cefalotórax e abdomen fundidos, o que dá ao corpo o aspecto de um bloco único. Alguns ácaros são importantes ectoparasitas humanos, como o Demodex folliculorum, que habita o folículo piloso humano e determina o aparecimento dos "cravos". Outro ácaro, o Sarcoptes scabiei , é o agente causador da sarna. As fêmeas penetram na pele, por onde caminham fazendo túneis epidérmicos nos quais deixam seus ovos. A infestação da pele causa intenso prurido (coceira) e costuma ser acompanhada por infecções bacterianas associadas. Os ácaros do pó doméstico, como o Dermatophagoides pteronyssinus, estão associados à manifestações alérgicas algumas vezes graves, como asma brônquica e rinite alérgica.

Nenhum comentário: