quinta-feira, 7 de abril de 2011

O sangue - ciências

O sangue

O sangue é bombeado pelo coração,que faz a movimentação do sangue.
O sangue transporta substâncias dentro do organismo.
O sangue é uma substância homogênea que contém glóbulos vermelhos,glóbulos brancos,plaquetas.
Quando o monóxito de carbono interage com as hemáceas formasse uma ligação estavel,evitando que essas se liguem ao oxigênio,causando faltar de ar ou em casos de exposições continas a morte.
O sangue através de seus glóbulos vermelhos transporta oxigênio dos pulmões para os tecidos e retira o gás carbônico dos tecidos levando-o para ser eliminado pelos pulmões.
O sangue também é muito importante para o nosso corpo,porque sem ele no nosso corpo nós morreriamos.
Por isso que quando nós nos ferimos gravimente e sai muito sangue do nosso corpo as pessoas fica logo preocupado e diz que esta saindo muito sangue do corpo nós correm
o risco de morrer.Então evite perder muito sangue.

Os glóbulos vermelhos, também conhecidos como hemácias ou eritrócitos, transportam o oxigênio e o gás carbônico por todo o corpo. Essas células duram aproximadamente 120 dias, após isso, são repostas pela medula óssea.

O glóbulos brancos, também chamados de leucócitos, são responsáveis pela defesa de nosso corpo. Eles protegem nosso organismo contra a invasão de microorganismos indesejados (vírus, bactérias e fungos). De forma bastante simples, podemos dizer que eles são nossos "soldadinhos de defesa".

As plaquetas são fragmentos de células, presentes no sangue, que realizam a coagulação, evitando assim sua perda excessiva de sangue (hemorragia). Elas geralmente agem quando os vasos sangüíneos sofrem danos. Um exemplo simples é o caso de uma picada de agulha, onde observa-se uma pequena e ligeira perda de sangue que logo é estancada, isto ocorre graças ao tampão plaquetário.

Nenhum comentário: